Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
AGM discute com o Governo Estadual a execução o Programa Goiás na Frente 26 maio 2017 em AGM

AGM discute com o Governo Estadual a execução o Programa Goiás na Frente

O Governo do Estado de Goiás está desenvolvendo o maior programa de obras de todos os tempos. É o Goiás na Frente que vai beneficiar a todos os 246 municípios no estado. Ao todo serão investidos no período de 2 anos cerca de R$ 6 bilhões com recursos próprios, já disponibilizados nos cofres públicos. A definição das obras e dos programas a serem executados aconteceu após uma ampla discussão através da qual o governador Marconi Perillo recebeu em audiências em palácio prefeitos de todos os partidos políticos, de forma suprapartidária.
 
No momento os municípios estão apresentando ao Governo os projetos e a documentação exigidos. A prioridade na liberação de recursos é para os que forem mais ágeis na execução desse processo.
 
Para tratar do assunto o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho), acompanhado do Assessor Especial, Didi Matias, se reuniram na manhã dessa sexta-feira (26) com o Secretário de Governo, Tyrone di Martino Gomes.
 
Na ocasião o presidente da AGM agradeceu ao Governo Estadual pelas ações que vem promovendo junto aos municípios e buscou informações de como devem proceder os prefeitos no sentido de se acelerar o programa.
 
?O Programa Goiás na Frente é muito importante, principalmente num momento em que os municípios enfrentam dificuldades financeiras. Talvez muitas das prefeituras não vão conseguir durante todo o mandato recursos no montante que estão sendo liberados. Por isso agradecemos ao governador Marconi Perillo e ao vice-governador José Éliton, juntamente com o secretário Tayrone, por terem permitido que os prefeitos definam as obras que pretendem realizar em seus municípios. Essa foi uma iniciativa democrática do governador?, salientou. Cada município vai receber, no mínimo, r$ 1 milhão.
 
Segundo o secretário Tayrone di Martino o programa está sendo executado de forma ?acelerada? e dentro do ritmo programado. ?Até o momento cerca de 80 municípios apresentaram seus projetos e os documentos. Desse total em torno de 20 já estamos na fase final de avaliação. Para 10 municípios os recursos já foram liberados e depositados nas contas das prefeituras?, salientou.
 
Garantiu o secretpario que, por determinação do governador Marconi Perillo, os processos devem ser analisados o mais rápido possível. Entretanto a análise de quesitos de engenharia e de documentação não é tão ágil uma vez que ela é feita de forma muito criteriosa. ?Todas as exigências têm de ser seguidas à risca. Muita das vezes falta uma simples certidão, o que é o suficiente para paralisar o processo. Daí a importância dos prefeitos agilizarem, ao máximo, todo o processo?, concluiu.
 
Para tanto sugere-se aos municípios que discutam com a população e definam os projetos a serem executados. Posteriormente, criem um comitê de trabalho, formando uma equipe técnica gabaritada.

Anexos: