Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
AGM defende participação de municípios em Comitê de Enfrentamento à Covid 19 25 mar 2021 em Saúde

AGM defende participação de municípios em Comitê de Enfrentamento à Covid 19

Até que enfim foi dado um importante passo no sentido de acelerar o processo de vacinação da população brasileira contra a Covid 19. Em reunião essa semana com governadores, presidente Jair Bolsonaro e o ministro da saúde Marcelo Queiroga foi criado um Comitê de Enfrentamento à Covid que terá por objetivo coordenar todas as ações visando acelerar o processo de vacinação da população brasileira contra a Covid 19. As atenções estarão voltadas para a aquisição de vacinas, com articulações junto a governos de outros países, como os EUA, onde há excedente de produção, além de outras ações.
Ao analisar as participações dos vários poderes na formação desse comitê o presidente da AGM, Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho) criticou a ausência de representantes dos municípios através da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). “Todo mundo sabe que a população mora é no município. É lá que estão concentrados os problemas. Sabe também da pressão que os prefeitos estão sofrendo para que seja acelerado o processo de vacinação. Muitos municípios tentaram, e não conseguiram, a aquisição de vacinas. É inadmissível que sejamos excluídos dessa discussão”, salientou.
O fato levou a CNM a enviar um ofício aos presidentes da República, Jair Bolsonaro, do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, reivindicando participação e argumentando que “o processo de união para o combate à Covid-19 não pode prescindir da participação de todos os Entes federados”, destacando o papel da gestão local, na condição de agente mais próximo e capaz de fazer a necessária interlocução com a população.
Assim como o movimento municipalista cobrou pela coordenação nacional para esforços conjuntos no enfrentamento da pandemia, a entidade lembra que a resposta precisa da articulação de todos os níveis de governo. Por isso, a CNM – que representa todos os Municípios brasileiros e possui mais de 90% desses filiados – se colocou à disposição e solicitou sua inclusão no Comitê Nacional de Enfrentamento à Covid-19.

Unidos pela Vacina
A AGM está integrada ao movimento nacional “Unidos pela Vacina”, coordenado pela empresária Luiza Trajano, do Magazine Luiza. O objetivo do movimento é vacinar todos os brasileiros até setembro deste ano. Para tanto a AGM enviou aos prefeitos goianos um questionário com informações sobre infraestrutura no processo de vacinação. Todos os 246 municípios responderam, o que demonstra o alto grau de interesse dos gestores para se conter a pandemia. Os questionários já foram repassados ao “Unidos pela Vacina” para agilizar as ações em busca dos imunizantes.
Como se sabe a Associação Goiana de Municípios trabalha desde o início para que a vacinação aconteça o mais rápido possível, o que levou o presidente da entidade, Paulinho, em atendimento as sugestões apresentadas por inúmeros gestores, a manter contato com o Instituto Butantã e o governo paulista na tentativa de viabilizar a aquisição da vacina pelos municípios.

Assessoria de Comunicação da AGM