Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
62ª Festa de Santos Reis em Mossâmedes Reúne Milhares de Fiéis. 11 jan 2018 em Cidades

62ª Festa de Santos Reis em Mossâmedes Reúne Milhares de Fiéis.

 
 

A tradicional festa de Santos Reis é comemorada pela 62ª edição em Mirandópolis distrito do município de Mossâmedes. Centenas de pessoas lotam o distrito  para as comemorações que relembram a importância dos Reis Magos, conduzidos por uma estrela, até o nascimento do menino Jesus. As festividades começaram no dia 24 de dezembro foi até dia 5 de janeiro. A Festa de Reis é uma tradição em diversas regiões do país. Estudos indicam que se iniciou em Portugal, no século XIII. Já naquele tempo, reuniam-se grupos de oito a dez homens, cancioneiros do catolicismo ibérico (Portugal e Espanha), apresentando danças populares ao som de gaitas, pandeiros, guizos e tambores, homenageando os Santos Reis após a época do Natal, com a distribuição de alimentos às pessoas mais pobres.

Para os foliões, os devotos dos Reis Magos e o povo simples, a Folia de Reis é segmento da religião. É devoção, crença, alegria e festa de confraternização. Para os intelectuais é folclore. Para a Igreja Católica é uma cerimônia aceita, destinada a festejar os Santos Reis e o Menino Jesus.Desde 26 de dezembro no município de Mossâmedes, a jornada das bandeiras arrecada dezenas de garrotes, leitoas, carneiros, centenas de frangos e outros alimentos como arroz, feijão, macarrão, batata etc. A comida é servida fartamente durante todo o dia da festa que começa às 9h30 da manhã e conta com a colaboração de aproximadamente 100 pessoas para sua preparação.A Festa foi organizada pelos festeiros de  Santos Reis e com total apoio da Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores.

 

O evento contou com a presença do prefeito Cacio Moreira Adorno (Cassim), do vice-prefeito João do Ba,Câmara de Vereadores,  além de secretários e diretores municipais e voluntários.

 

O prefeito de Mossamedes Cassim salientou a importância da festa de Santos Reis,para a comunidade do município.

 

“A comunidade é muito unida, fraterna, solidária e acolhedora. O grande Santos Reis é uma festa enorme junto aos foliões. Temos cantoria de folias, shows populares, música de raiz.O povo que vive aqui, ao participar da festa, reafirma seus laços de identidade com a região. Além disso, a própria tradição cristã define uma marca que é característica do nosso povo: a hospitalidade”, diz.Prefeito Cassim.

 

A festa folclórica e religiosa, que homenageia os três reis magos, reúne devoção e confraternização e tem como ponto alto o encontro das tradicionais bandeiras e a farta distribuição de alimentos. É talvez a maior festa do gênero no país.