Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
54 Anos de Emancipação Política De Sanclerlândia 11 jan 2018 em Cidades

54 Anos de Emancipação Política De Sanclerlândia

O Município de Sanclerlândia completou 54 anos de emancipação política no dia 5 de janeiro de 2018. Para comemorar esta data, a prefeitura homenageou cidadãos sanclerlandenses com a Comenda de Ordem ao Mérito Olivio Rodrigues de Mendonça que muito contribuíram para o progresso de nosso município.

O povoamento do município teve origem, em 1943, na margem da estrada que ligava Goiás a Córrego do Ouro, nas proximidades do córrego Barreiro, com a instalação de uma casa comercial, por Saint’Clair Rodrigues de Mendonça, procedente de Minas Gerais.

Com a frequência crescente da vizinhança nos fins de semana, foram surgindo, em torno do armazém, as primeiras moradas, dando forma ao povoado que passou a ser conhecido como “Barreirinho”, derivado do córrego Barreiro que banhava a localidade.

Para atender o sentimento religioso dos moradores e visitantes, edificou-se uma grande cruz no local, passando a denominar-se “Cruzeiro”. Intensificava-se a realização semanal de partidas de futebol, corridas de cavalos, com inscrições organizadas, estimulando-se o crescimento da povoação que já contava com a eficiente assistência farmacêutica de Olívio Rodrigues de Mendonça, outro incentivador do progresso local, além de inúmeros estabelecimentos comerciais, industriais e dos serviços. Em 28 de agosto de 1958, com a morte do fundador, o povoado, com características de importante centro comercial, passou a denominar-se “Sanclerlândia”.

Só no primeiro ano de mandato a gestão atual consegui entregar a comunidade 3 Gol 0KM, 1Carro Pipa, 1 Coletor de lixo, 1Hr Huyndai e uma Van, fora outras obras que estão em andamento.

O prefeito Itamar Leão, comentou sobre os desafios da administração pública, de forma orgulhosa reforça que a gestão tem cumprindo: os compromissos financeiros deixando-os em dia, a lei de responsabilidade fiscal, salários e benefícios dos servidores todos pagos. Ele afirmou também que concentra os esforços para melhorar sempre as áreas de saúde, educação, social com a realização de cursos profissionalizantes que oportuna à geração de emprego e renda, além do cuidado especial com a infraestrutura da cidade construindo novas obras que beneficiem a população.

O evento contou com a presença do Presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM) Paulo Sérgio de Resende (Paulinho) e várias autoridades. Logo após a cerimônia, da entrega de comendas ofereceram a todos os convidados um delicioso almoço o prato foi arroz carreteiro.