Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
12º Festival Italiano de Nova Veneza começa dia 2 próximo 31 maio 2016 em AGM

12º Festival Italiano de Nova Veneza começa dia 2 próximo

O 12º Festival Italiano de Nova Veneza vai acontecer no período de 2 a 5 de junho e espera receber cerca de 150 mil turistas. No ano passado esse número chegou a 100 mil. A pequena cidade localizada na região metropolitana de Goiânia, e que começou com uma pequena colônia de italianos, se transforma nesse período quando habitantes e visitantes têm oportunidade de participar de uma vasta e variada programação que envolve sabor, música e dança.

Ao som da tradicional dança tarantela o festival foi lançado oficialmente no Jardim das Jabuticabeiras do Palácio das Esmeraldas essa semana com as participações do governador Marconi Perillo, primeira dama Valéria Perillo e do prefeito de Nova Veneza Valdemar Batista Costa.
Pratos típicos da culinária italiana, vinho e suco de uva estarão no cardápio dos 30 estandes que serão montados na Praça João Stival, também conhecida como Praça da Matriz. No espaço serão realizados shows e atrações culturais.

Segundo o governador Marconi Perillo, o festival torna-se viável graças a uma união de esforços entre a comunidade, Poder Público Municipal e governo estadual. ?A Goiás Turismo sempre trabalha com muito afinco e dedicação para que o Festival Gastronômico possa ser cada vez mais apreciado por todos os amantes da gastronomia e eu fico muito feliz porque talvez eu tenha sido o primeiro a apoiar esta iniciativa do seu Osvaldo Stival (ex-prefeito) e de manter até hoje esse compromisso. Sei que é algo caro que se não fosse a nossa ajuda quem sabe vocês não conseguiriam tocar sozinhos, mas quando a gente junta muitas mãos esse tipo de evento se realiza?, diz. 

Circuito Gastronômico

O Festival Italiano de Nova Veneza integra o Circuito Gastronômico de Goiás. O governador falou sobre a importância do evento para a preservação das raízes culturais da cidade fundada por italianos no início do século XX. ?Esta tradição vai se consolidando, vai se firmando. E ele acaba sendo importante não só porque ele movimenta a cidade como em nenhuma outra oportunidade no ano mas porque ele também significa a valorização da cultura italiana, da cultura de Nova Veneza e a divulgação além fronteiras de Goiás desse festival. O Brasil conhece Nova Veneza por conta desse festival?, afirma. 
Os moradores de Nova Veneza se mobilizam em peso para a preparação da festa no município cuja população é formada por cerca de 8 mil habitantes. ?Para a nossa cidade é a maior festa. Mais de 500 pessoas trabalham neste festival, tem muitos que trabalham na Prefeitura e tem muitos que montam seus estandes particulares?, comenta o prefeito Valdemar Costa. 

Baile de máscaras

A área foi ampliada em 30% neste ano para receber maior número de visitantes e oferecer mais conforto. Durante o festival são gerados mil empregos diretos e indiretos. Uma das noites mais esperadas será na sexta-feira, dia 3, a partir das 21 horas, para quanto está marcado o 8º Baile de Máscaras Carnevale di Venezia, uma referência ao Carnaval de Veneza. A participação é gratuita. A festa será animada pela dupla sertaneja Weber e Allex, natural de Nova Veneza, Banda Gêniva e Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro, de Santa Catarina.