Após um longo trabalho de preparação, que durou o ano todo, o programa Virada Ambiental deu início do plantio de mudas. Essa é a sétima edição do programa que conta com dezenas de parceiros apoiadores. Dentre eles está a Associação Goiana de Municípios (AGM) que participa desde a primeira edição.
O lançamento simbólico do início do plantio aconteceu no Parque Ambiental Macambira, em Goiânia, com as participações de inúmeras autoridades. A AGM esteve representada pelo secretário executivo Armando Leão e o assessor ambiental Germano Augusto Oliveira.
Esse ano estão participando 220 dos 246 municípios goianos e mais 4 estados. A previsão é a de que serão plantadas mais de 110 mil mudas. Para auxiliar as prefeituras, com a redução de custos, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Saneago fizeram doações de mudas. O plantio acontece em todo o Estado, coincidindo com o início do período chuvoso, o que garante um melhor desenvolvimento da planta. Além disso são promovidas variadas ações visando a conscientização da população, como passeios ciclísticos, eventos em escolas e competições esportivas.
O coordenador do Virada Ambiental, Emiliano Godoi, professor da Universidade Federal de Goiás, destacou a importância da evolução do programa, com a adesão de novos parceiros a cada ano, bem como a ampliação das ações.
Já o secretário executivo da AGM, Armando Leão, parabenizou os municípios participantes e garantiu que a entidade vai trabalhar para que em 2026 ocorra a participação de todos os 246 municípios.
A pró-reitora da UFG, professora Adriana Régia, frisou que a iniciativa de se promover esse programa pela universidade visou levar o trabalho da entidade até a população de uma forma direta. “A universidade deve estar no meio da população”, afirmou.
Assessoria de Comunicação da AGM



