Ao todo foram sete edições do 15º Encontro Regional do TCM GO tendo Goiânia como sede do último evento. Os seminários aconteceram em todas as regiões do Estado com mais de 3 mil participantes: prefeitos, vices, primeiras damas, secretários, vereadores e servidores públicos. O objetivo principal foi o de levar informações visando a atualização de conhecimentos.
A Associação Goiana de Municípios (AGM) apoiou a iniciativa do tribunal e o presidente da entidade, José Délio, que participou do encerramento do ciclo de seminários na capital, avaliou como sendo “de suma importância a iniciativa do TCM em levar até aos gestores conteúdo visando aprimorar os conhecimentos e, consequentemente, melhorando a qualidade da gestão municipal”. Outro fator destacado pelo presidente da AGM é a filosofia de trabalho do atual presidente do TCM, que é um órgão fiscalizador, em atuar em parceria com os municípios buscando, em primeiro lugar, o diálogo, a informação e a orientação.
Para o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás, conselheiro Joaquim de Castro, os resultados foram altamente positivos, atingindo a todos os objetivos, com destaque para o grande número de participantes.
O encontro de encerramento reuniu inúmeras autoridades quando foram realizadas diversas atividades. Na ocasião foi entregue o Prêmio Primeira Infância 2025, uma iniciativa que reconhece e dissemina ações planejadas por prefeituras goianas para o desenvolvimento integral de crianças de zero a seis anos.
Nesta edição, foram premiados os municípios de Luziânia, com o programa “Luziânia pela Primeira Infância: cuidando, protegendo e transformando” e Rubiataba, com o projeto “Crescer com Cuidado”. As propostas contemplam áreas essenciais como saúde, educação, assistência social, cultura, lazer e proteção integral.
O Teatro Goiânia recebeu, também, a palestra “Cidades Inteligentes: O Futuro em Goiás”, ministrada pelo secretário-geral do Governo de Goiás, Adriano da Rocha Lima. Na apresentação, Adriano destacou que 90% da população goiana vive em áreas urbanas, o que amplia a necessidade de serviços públicos de qualidade e integrados. Segundo ele, cidades inteligentes são aquelas que utilizam tecnologia, dados e participação cidadã para promover qualidade de vida de forma sustentável e inclusiva.
Já a jornalista Giuliana Morrone, que foi repórter e apresentadora na Rede Globo por mais de 30 anos, com passagens pelos principais telejornais da casa, como “Bom Dia Brasil” e no “Jornal Nacional”, encerrou a 15ª edição dos Encontros Regionais do TCMGO, com uma palestra sobre “Sustentabilidade, políticas públicas e legado para as próximas gerações”.
Assessoria de Comunicação da AGM