O presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Zé Délio, prossegue no ciclo de visitas à municípios em cumprimento a meta de trabalho da atual diretoria de fortalecer os laços entre a entidade e seus filiados, ampliar a união em prol da luta municipalista, levar informações de interesse dos gestores, ouvir demandas locais e discutir questões nacionais.
Desta vez as vistas foram à municípios integrantes do Vale do São Patrício: Taquaral, Itaguari, Iraguaru, Uruana, Carmo do Rio Verde, São Patrício, Morro Agudo de Goiás, Itapuranga e Heitoraí. Zé Délio diz estar impressionado (e agradecido) com o carinho como vem sendo recebido em todas as cidades já visitadas e a demonstração dos gestores quanto a importância da iniciativa da AGM em ir até aos municípios, promovendo discussões e ouvindo demandas locais. Fato esse histórico nos mais de 60 anos de existência da entidade.
E nessa etapa de visitas, um destaque para o município de São Patrício quando o prefeito Danilo Max assinou o termo de filiação da Prefeitura Municipal à AGM. Zé Délio parabenizou o prefeito e destacou a importância da participação dos municípios no trabalho desenvolvido pela a AGM. “A nossa meta de conseguirmos 100% dos 246 municípios goianos filiados a AGM continua e está bem próxima de ser alcançada. É importante que todos se unam e participem dessa luta”, frisou.
Discussões
Em todas as visitas o presidente Zé Délio procura ouvir as demandas locais e, de imediato, dá encaminhamentos junto aos órgãos competentes. Das reuniões participam não somente os gestores, mas demais lideranças políticas locais como vereadores, secretários municipais e representantes de entidades e da comunidade em geral.
Um dos assuntos abordados é a atual situação enfrentada pelos municípios brasileiros. São inúmeras as dificuldades. E um motivo de preocupação é que vem ocorrendo uma piora nos últimos anos com os municípios perdendo o seu poder de decisão, um aumento da concentração de poderes pela União e a redução de suas finanças. “É importante que todos os gestores se unam e participem ativamente dessa luta para revertermos essa situação”, afirma. No que se refere a situação financeira das prefeituras ressalta-se que está em fase de regulamentação da Reforma Tributária que poderá ser muito prejudicial aos municípios e a efetivação da PEC 66 que trata principalmente da renegociação de dívidas de municípios com a União, incluindo precatórios, e também estabelece limites para o pagamento dessas dívidas. A proposta já foi aprovada em primeiro turno pelo Senado e aguarda votação em segundo turno, com previsão para agosto.
Programação
Até o momento já foram feitas visitas a dezenas de municípios e a meta é atingir a todos os 246 na atual gestão da diretoria da AGM.
São municípios que integram as regiões Oeste, Nordeste, Extremo Sudoeste e Vale do São Patrício.
Essa semana serão visitados os gestores de Catalão, Três Ranchos, Nova Aurora, Goiandira, Davinópolis, Anhanguera, Cumari e Ouvidor. Da agenda consta para o início da próxima semana visitas aos munícipios que integram a região norte de Goiás.
Assessoria de Comunicação da AGM