Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Plantio de mudas marca a abertura oficial do Virada Ambiental 22 nov 2022 em Meio Ambiente

Plantio de mudas marca a abertura oficial do Virada Ambiental

A abertura oficial da Semana da Consciência Ambiental aconteceu na captação de água da Saneago no Rio Meira Ponte, município de Goiânia. A Saneago, uma das parceiras, também vai fazer a doação de 60 mil mudas aos municípios que participam do programa. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e a Universidade Federal de Goiás (UFG) também farão doação de mudas.

O Projeto Virada Ambiental conta com o apoio e as parcerias de inúmeras entidades, instituições públicas e privadas. A Associação Goiana de Municípios (AGM) é parceira desde a primeira edição e atua fortemente no trabalho de mobilização e conscientização visando as participações dos municípios. O diretor da AGM, prefeito Siron Queiroz (Turvelândia), representou a entidade na ocasião.

O evento é uma iniciativa de mobilização social que tem como objetivo o incentivo ao plantio de espécies nativas do Cerrado, como também o intuito de resgatar a biodiversidade, recuperar serviços ambientais do ecossistema goiano e promover a compensação de carbono como forma de diminuir os prejuízos causados pelo efeito estufa.

Além da mobilização da comunidade e da seleção das áreas degradadas, a Emater também é responsável pela supervisão do plantio das espécies nativas, de forma que venha a garantir que seja realizado da maneira mais correta durante e no período posterior ao cultivo.

O Projeto Virada Ambiental nasceu alinhado à Lei Ordinária n°20.552/2019, que instituiu o Dia Estadual da Consciência Ambiental em Goiás, comemorado em 22 de novembro. Ainda em 2019, as instituições que apoiam o programa convidaram a sociedade para participar do plantio simultâneo de 160 mil mudas de espécies nativas nas mais diversas regiões de Goiás. A intenção é alcançar novas cidades a cada edição, a fim de ampliar a proteção ao meio ambiente. Confira no site da Emater a programação de alguns dos municípios que participam da Virada Ambiental.

Assessoria de Comunicação da AGM