Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Pacto Goiano para saneamento rural será lançado pela UFG 25 maio 2021 em Agricultura

Pacto Goiano para saneamento rural será lançado pela UFG

No próximo dia 01 de junho de 2021 às 14h, no canal do Youtube da UFG Oficial, será realizado o evento “Pacto Goiano para Saneamento Rural” promovido pelo projeto SanRural, em parceria com o Programa de Extensão Politizar. Entre os municípios selecionados no desenvolvimento do projeto e convidados a participarem do evento estão 43 municípios, que possuem em seu território Comunidades Quilombolas certificadas pela Fundação Palmares, Comunidades Ribeirinhas e Assentamentos da Reforma Agrária – SR04. A Associação Goiana de Municípios (AGM) apoia o projeto e convida os prefeitos dos municípios beneficiados a participarem do lançamento do evento.

Na ocasião, serão apresentados os produtos que estão sendo elaborados para as comunidades rurais e tradicionais e que estão relacionados à saúde e ao saneamento pelo SanRural. O projeto é fruto da parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) por meio do TED n.05/2017. Seu objetivo é produzir conhecimento acerca das condições de saúde e saneamento em comunidades rurais e tradicionais do estado de Goiás.

Esta pesquisa está em consonância com a Política do Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental e com a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas. As ações do projeto SanRural, desde o início, buscaram a articulação e o diálogo entre a Universidade, os gestores municipais, profissionais das secretarias municipais, líderes locais e membros das comunidades rurais e tradicionais.

Em virtude do Novo Marco Regulatório do Saneamento Básico, os municípios devem adequar suas políticas e essa será uma oportunidade única para conhecerem os produtos do projeto que irão subsidiar a elaboração do “Plano de Segurança e Saneamento Rural” e do “Protocolo de Atenção Primária à Saúde das Comunidades Rurais e Tradicionais”. Adicionalmente, serão feitas recomendações de políticas de saneamento e saúde que podem ser incluídas nas diretrizes do PPA municipal.

Segundo os coordenadores do SanRural e do Politizar, professores Paulo Scalize (EECA), Bárbara Rocha (FEN) e Laís Thomaz (FCS), este evento busca fortalecer um diálogo para que se possam ser formuladas políticas públicas de grande impacto garantindo a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030 da ONU, propiciando uma melhor qualidade de vida a toda a população nesses municípios e que podem servir de boas práticas para os demais municípios do país.

Link de Transmissão ao público: https://www.youtube.com/watch?v=LJLa7n-l1Aw

Para mais informações: http://sanrural.ufg.br Laís Thomaz – laisthomaz@ufg.br

Lista dos Prefeito(a)s convidado(a)s

Abadia de Goiás
Água Limpa
Alto Paraíso de Goiás
Aparecida de Goiânia
Barro Alto
Britânia
Cachoeira Dourada
Campos Belos
Cavalcante
Cidade Ocidental
Colinas do Sul
Cromínia
Divinópolis de Goiás
Faina
Flores de Goiás
Gameleira de Goiás
Goiandira
Goianésia
Iaciara
Itumbiara
Mimoso de Goiás
Minaçu
Mineiros
Monte Alegre de Goiás
Montes Claros de Goiás
Niquelândia
Nova Crixás
Nova Roma
Padre Bernardo
Palmeiras de Goiás
Piracanjuba
Piranhas
Posse
Professor Jamil
Santa Rita do Novo Destino
São João d’Aliança
São Luiz do Norte
São Miguel do Araguaia
Silvânia
Simolândia
Teresina de Goiás
Trindade
Uruaçu

Assessoria de Comunicação da AGM
Fonte: UFG