Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Monitor de Queimadas para prevenção de incêndios florestais beneficia municípios 19 jul 2022 em Meio Ambiente

Monitor de Queimadas para prevenção de incêndios florestais beneficia municípios

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), colocou em operação desde maio último mais uma importante ferramenta tecnológica na proteção dos recursos naturais e os municípios podem se beneficiar. Para tanto bastam efetuar um simples cadastro através de ofício. O Monitor de Queimadas alia precisão de satélites ambientais com geotecnologia e detecta pequenos focos de incêndios de até três metros quadrados, permitindo assim a previsibilidade de utilização de mão de obra necessária ao combate.

Conforme destaca a secretária Andréa Vulcanis, devido às condições climáticas e características do bioma Cerrado, os incêndios em Goiás são um problema recorrente no período de maio a outubro. Pensando nisso a Semad, por meio do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (CIMEHGO), investiu em uma ferramenta inovadora que facilita o combate a pequenos focos antes que atinjam grandes proporções.
Ainda de acordo com a secretária, a tecnologia tem sido a melhor aliada no combate e controle aos incêndios que provocam grandes prejuízos ao meio ambiente, às pessoas e ao setor produtivo. O Cimehgo já monitora os focos de queimadas e emite boletins e mapas com prognósticos de risco de incêndio e áreas de maior probabilidade de ocorrência em todo o Estado.
Através do sistema os focos de queimadas são detectados por satélite e informados, em tempo real, as autoridades no município para que possam tomar as ações cabíveis. Para tanto é importante que os municípios se cadastrem junto a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e recebam todas as informações via ZAPP. O serviço é gratuito. Segundo o gerente do CIMEHGO, André Amorim, todos os quartéis dos bombeiros no Estado já são cadastrados e dispõem desse serviço, mas nem todos os municípios possuem o trabalho dos bombeiros.

Rede de proteção

De acordo com o gerente do Cimehgo, André Amorim, o Monitor de Queimadas cria uma rede de proteção e disseminação de informações entre todos os órgãos parceiros, a exemplo da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), as defesas civis municipais, secretarias de Meio Ambiente dos municípios, coordenações de Unidades de Conservação e demais órgãos da Administração Pública.
Com o Monitor de Queimadas, quando um foco de incêndio é detectado em qualquer área dos 246 municípios goianos, os responsáveis recebem uma mensagem automática via aplicativo de troca de mensagens e também por e-mail. De uma forma simples e descomplicada, a ferramenta possui uma plataforma simples e eficaz, capaz de prevenir incêndios de grandes proporções todo o território goiano.
Maiores informações podem ser obtidas pelo fone (62) 3265 1392 ou ZAPP (62) 9 8121 2044. Para se cadastrar basta enviar oficio (modelo em Anexo) à SEMAD – e-mail: cimehgo.meioambiente@goias.gov.br

Clique aqui para baixar o Modelo de Ofício. . .

Assessoria de Comunicação da AGM