Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Está chegando! Em novembro, Virada Ambiental 20 out 2022 em Meio Ambiente

Está chegando! Em novembro, Virada Ambiental

Um projeto de vida, agindo no presente, de olho no futuro

Um evento de mobilização social com o objetivo de resgatar e preservar a biodiversidade. Realizado anualmente em 22 de novembro, Dia Estadual da Consciência Ambiental, o projeto é uma ação de parcerias no sentido de melhorar a qualidade ambiental dos municípios. Este é o quarto ano do projeto no estado, incentivando o plantio de árvores nativas do Cerrado. A capacidade de mobilização e as ações voltadas ao cuidado e preservação do meio ambiente, colaboram para a mudança de postura da comunidade frente às questões ambientais.

O maior projeto de reflorestamento e de conscientização ambiental do país já conta com mais de 100 municípios inscritos e a meta é ter a participação das 246 cidades goianas. Parceira da iniciativa desde o começo do Projeto, a Associação Goiana de Municípios incentiva a participação dos municípios e a mobilização da sociedade nas ações voltadas ao cuidado e preservação do meio ambiente. Milhares de mudas serão plantadas no mês de novembro, com envolvimento da comunidade, dos órgãos ambientais e de várias entidades. Para fazer parte, o município deve aderir ao projeto, clicando neste LINK, e se comprometer com o plantio orientado de mudas de árvores nativas durante o mês de novembro. Edital e informações gerais do projeto, acesse aqui.

Doação de mudas

A SANEAGO, parceira estratégica do Virada Ambiental, está disponibilizando mudas para plantio nos municípios inscritos no programa. Os pedidos de doação devem ser encaminhados para o e-mail: rosalmina@saneago.com.br. Ao fazer a solicitação, é importante identificar a pessoa responsável e o município interessado, assim como, a quantidade de mudas. Posteriormente, a SANEAGO encaminhará um formulário para preenchimento com detalhes.

Virada Ambiental O Projeto Virada Ambiental nasceu no ano de 2019 por iniciativa da AGM, UFG e ALEGO em parceria com diversas entidades, entre elas, a Emater e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA). No mesmo ano, foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, a Lei Ordinária n° 20.552/2019, que instituiu o Dia Estadual da Consciência Ambiental em Goiás, comemorado em 22 de novembro. Em 2020, cidades da Bahia, Ceará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul começaram a aderir ao Projeto Virada Ambiental. A iniciativa está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), um apelo global à ação para, entre outros, proteger o meio ambiente.