Mais de mil pessoas participam de 3ª edição do “Conexão CNM” no Centro de Convenções de Goiânia. Dentre os participantes estão prefeitos, vices, secretários municipais, vereadores e assessores técnicos. O evento é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e conta com o apoio da Associação Goiana de Municípios (AGM) e FGM que atuaram na mobilização. A entidade nacional pretende levar o seminário à todas as regiões do país. Já aconteceram, edições em São Paulo e em Porto Alegre.
Na abertura do evento, com o auditório completamente lotado, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, fez questão de frisar que “esse não é um evento com conotação política, e sim, estritamente técnico”. Fez uma explanação da importância de se levar até aos gestores informações e atualização de conhecimentos e discorreu sobre a importância do engajamento de todos na luta por benefícios aos municípios.
O momento é mais do que oportuno e necessário, segundo ele, pois os municípios passam por uma séria crise e estão em discussão e implantação várias medidas que vão influenciar diretamente nas finanças das prefeituras. Dentre elas, destaque para a regulamentação da Reforma Tributária. No momento está sendo composto o comitê gestor “e já notamos que estão tentando boicotar a participação dos municípios, com o que não vamos concordar e admitir”, alertou. Hoje, segundo pesquisa da CNM, cerca de 54% dos municípios estão operando no vermelho, ou seja, gastando mais do que arrecadam. E as perspectivas não são boas pois a situação tende a piorar.
Ziulkoski também fez um pedido aos gestores goianos “para que façam articulações junto aos senadores de Goiás para que eles votem de acordo com os interesses dos municípios”. Uma das matérias prioritárias é a PEC 66 que vai amenizar a situação crítica gerada pelos pagamentos de precatórios e dívidas previdenciárias.
O presidente da AGM, José Délio, agradeceu a CNM pela promoção do seminário em Goiânia, conclamando a todos para que participem dos eventos e outras ações promovidas pelas entidades, visando a união e o fortalecimento da luta municipalista.
Também aconteceu o lançamento do Encontro Anual de Gestores, o maior evento municipalista do Centro Oeste, programado para os dias 3 e 4 de dezembro próximo. A iniciativa que partiu da FGM, e que está em sua sétima edição, esse ano conta com a parceria e a promoção conjunta com a AGM.
Durante o Conexão CNM acontecem palestras abordando 15 diferentes temas:
- Pauta Municipalista, Institucional e Gestão – Espaço para Prefeitos com o Presidente Paulo Ziulkoski
- Legislativo Municipal – Espaço para Vereadores
- MMM – Movimento Mulheres Municipalistas
- Assistência Social
- Saúde
- Educação
- Finanças
- Jurídico
- Previdência
- Terceiro Setor
- Contabilidade
- Defesa Civil
- Habitação
- Captação de Recursos e Transferências da União
- Meio Ambiente
Assessoria de Comunicação da AGM