AGM - Associação Goiana de Municípios
Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
“AGM em sua cidade” chega à municípios do Extremo Sudoeste 24 jul 2025

“AGM em sua cidade” chega à municípios do Extremo Sudoeste

Dando prosseguimento aos objetivos de levar as ações da Associação Goiana de Municípios (AGM) aos municípios, fortalecendo as relações da entidade com as prefeituras e discutindo questões de interesses do municipalismo o presidente José Délio fez visita essa semana a região do Extremo Sudoeste do Estado. Durante quatro dias ele esteve em 11 municípios quando se reuniu com prefeitos, vices, vereadores, entidades e lideranças locais: Aparecida do Rio Doce, Caçu, Lagoa Santa, Itajá, Aporé, Serranópolis, Chapadão do Céu, Itarumã, Cachoeira Alta, Paranaiguara e São Simão. O diretor da associação e prefeito de Caçu, Kelson Vilarinho, também participou de visitas a várias cidades. A região possui um enorme potencial na agropecuária e no turismo, com importante participação na economia do Estado.

O ciclo de visitas do programa denominado “AGM na sua cidade” se iniciou pela região Oeste e posteriormente ao Nordeste do Estado, totalizando agora mais de 60 municípios e agora chegou ao Extremo Sudoeste. “A nossa pretensão é visitar todos os 246 municípios goianos levando o debate, discutindo a eficiência de gestão e ouvindo os anseios de nossos gestores”, afirma José Délio.

Um dos objetivos da iniciativa é o de levar aos prefeitos e prefeitas informações sobre o importante trabalho que a AGM promove na defesa do municipalismo, hipotecando todo o apoio necessário aos seus filiados. Ocasião em que se discute, também, temas importantes que afetam a todos os Entes municipais. José Délio afirma ter constatado junto aos gestores uma grande preocupação com relação a atual situação que enfrentam os municípios e que pode se agravar ainda mais nos próximos anos.

Dentre os temas discutidos, e que contribuem para essa preocupação, está a perda de poder financeiro dos municípios que se agrava a cada ano. Aumentam as responsabilidades e reduzem os recursos, num total desequilíbrio na balança financeira.

A discussão aborda, com prioridade, os efeitos da Reforma Tributária, a centralização de poderes por parte da União, a proposta de isenção do pagamento do Imposto de Renda para quem ganha até cinco mil reais e redução em outras faixas, e a PEC 66 aprovada pelo Congresso Nacional. Lembrando que essa PEC estabelece limites para o pagamento de precatórios por estados e municípios, altera o índice de correção monetária dessas dívidas e retira temporariamente os precatórios federais do limite de despesas primárias.

Receptividade

Durante as visitas o presidente José Délio tem sido muito bem recebido pelos prefeitos os quais demonstram se sentirem prestigiados com a iniciativa. “É a primeira vez na história que a AGM vem até o interior prestigiar os seus municípios filiados”, afirmam. Por outro lado, o presidente da associação avalia que nessas reuniões é possível de se detectar problemas locais os quais terão o apoio da AGM na sua solução através de encaminhamentos junto ao Governo do Estado. Vale ressaltar que Goiás possui uma vasta extensão territorial, e cada região possui características peculiares na economia, na cultura e também na existência de problemas.

Confira algumas das fotos das visitas na galeria abaixo…

Assessoria de Comunicação da AGM