Coordenada pelo prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, aconteceu na sede do Paço Municipal uma importante reunião para discutir a continuidade das obras do anel viário Contorno Leste da Capital. Participaram o vice-governador Daniel Vilela, o superintendente regional do Dnit de Goiás/DF Flávio Murilo Prates, os deputados federais Rubens Otoni e José Nelto, o presidente da AGM José Délio, o prefeito de Bonfinópolis Lucas do Galdino, e vereadores. Na ocasião foi apresentado um novo projeto de expansão do anel que tem um percurso de 44 quilômetros e com um custo estimado em R$ 948.401.000,00 milhões e com recursos federais.
Além da apresentação do projeto (que pode sofrer modificações) pelo Dnit os parlamentares fizeram uma avaliação das articulações em Brasília, principalmente junto ao Ministério dos Transportes, no sentido de garantir recursos para a execução da obra. O deputado José Nelto foi indicado como relator do setor de infraestrutura do governo federal, que possui o terceiro maior orçamento da União, e com isso, afirmou que vai garantir os recursos necessários para a execução de uma primeira etapa de 10 kms de extensão.
O projeto já foi aprovado e aguarda apenas a garantia de verbas para que possa ser feita a licitação. No final de julho deve ser divulgado o edital. Prevê-se a utilização de cimento no piso da via, ao invés de asfalto, por apresentar melhor qualidade, durabilidade e economia a longo prazo.
O prefeito Sandro Mabel elogiou o esforço e a união das forças políticas goianas no sentido da retomada das obras. O presidente da AGM e prefeito de Hidrolândia, José Délio, destacou a importância do anel viário que vai provocar a redução do tráfego de caminhões na BR-153 no perímetro urbano da cidade. A via, em determinados momentos, apresenta grandes congestionamentos devido ao fluxo de caminhões, uma vez que a BR-153 é a principal ligação rodoviária entre as regiões Sul e Norte do país, tornando-se intransitável.
Num retrospecto da construção do anel viário de Goiânia o primeiro projeto foi lançado em 1.990. Em 2001 foi entregue o único trecho finalizado de 18 kms ligando a BR-153 (antiga fábrica da Mabel) a BR-060 (saída para Rio Verde). Em 2012 foi feito o anúncio da complementação da obra, mas em 2014, na licitação para a exploração da BR-153 foi incluída parte do trecho do Anel Viário. Em 2024 saiu a concessão da BR-060, mas sem a inclusão das obras.
Assessoria de Comunicação da AGM