Cerca de 14 mil pessoas participam da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e Goiás se faz presente através de prefeitos, vereadores e parlamentares A AGM, através de sua diretoria, tem participação ativa. Abrindo a programação do evento, nesta terça-feira (20) o primeiro painel cujo tema é “Autonomia municipal: a força que transforma o Brasil” contou com as participações dos governadores Ronaldo Caiado (Goiás), Romeu Zema (Minas Gerais), Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Raquel Lira (Pernambuco).
O governador Ronaldo Caiado, ressaltou a necessidade da autonomia municipal. Com experiência em mandatos como deputado federal, senador e agora concluindo o segundo mandato como governador, destacou que entre o discurso e a prática existe uma diferença enorme. “É preciso governar diretamente com as prefeitas e prefeitos. Fazemos políticas em termos de habitação, principalmente em cidades com menos habitantes, trabalhos voltados à educação, construção em saúde”, apontou Caiado. O governador também discorreu sobre o trabalho em sua gestão com destaque para os resultados obtidos no setor de segurança pública.
Todos os palestrantes foram unânimes em defender maior autonomia para os municípios. Poder esse que eles vêm perdendo ano a ano.
Caiado fez questão de ressaltar que desde o início mostrou-se contrário a proposta da reforma tributária que vai enfraquecer ainda mais os municípios. Questionou a formação de um comitê em Brasília para definir as políticas municipais, principalmente quanto a distribuição e aplicação de recursos.
O Governador fez questão de visitar o estande da AGM e FGM, quando foi recebido pelos presidentes das duas entidades – Zé Délio (AGM) e Paulo Vitor (FGM), ocasião em que discutiu vários assuntos com os prefeitos.
Assessoria de Comunicação da AGM