Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
AGM comemora vitórias em 2025 30/12/2025

AGM comemora vitórias em 2025

Como já se previa o ano de 2025 está sendo um ano marcado por vários desafios para o municipalismo. Fato esse que não intimidou a Associação Goiana de Municípios (AGM) em suas ações. Pelo contrário, serviu como um incentivo para que o trabalho fosse ainda mais intensificado.

A perda do poder financeiro dos municípios, com a redução nos repasses dos recursos e aumento de gastos, se agravou, mas a determinação e a dedicação dos gestores auxiliaram na superação.
O ano está sendo marcado pela finalização da tão comentada Reforma Tributária.

Lamentavelmente os municípios pouco tiveram oportunidades para participar da discussão em torno de sua definição, cujas decisões vão revolucionar o sistema financeiro e tributário para municípios e Estados.
Por outro lado, vale ressaltar a existência de inúmeros pontos positivos, vitórias e conquistas na luta municipalista em 2025, principalmente junto ao Congresso Nacional. A AGM continuou, aperfeiçoou e ampliou sua atuação na defesa e no apoio aos municípios goianos.


A maior aproximação e parceria entre a AGM e a FGM facilitaram e fortaleceram a luta das entidades junto a todos os poderes. Um dos exemplos está na relação entre os municípios e o Poder Executivo, com os municípios participando das discussões, apresentando reivindicações e sugestões. Relação essa que nunca esteve tão forte quanto agora.


A união de forças reflete positivamente no resultado das administrações. Fato esse reconhecido, e externado com frequência, pelo governador Ronaldo Caiado ao afirmar que “essa é a gestão mais eficiente de prefeitos e prefeitas” da história de Goiás. Também elogia a união entre as duas entidades, numa parceria inédita e que “muito tem auxiliado o governo estadual”.


E na atual gestão uma das prioridades da diretoria é o fortalecimento da união. Num fato histórico hoje todos os 246 municípios são filiados a AGM e a entidade, em reconhecimento, reafirmou o seu compromisso de intensificar o apoio e a defesa dos interesses dos gestores.


A aproximação entre associação e as prefeituras é um dos principais projetos. Para tanto foram criadas diretorias regionais e o programa “AGM na sua Cidade”. O presidente Zé Délio já visitou mais de uma centena de municípios e a meta e atingir os 246 municípios. Ocasião em que se reúne com prefeitos e prefeitas, lideranças políticas locais, levando as ações da associação, catalogando as reivindicações e promovendo o encaminhamento junto aos órgãos competentes.


A AGM mantém uma relação harmoniosa e respeitosa com todos os poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário, fato esse que favoreceu o diálogo franco e elevou a sua credibilidade. As reuniões e discussões são constantes. É a AGM participativa.


Foi através desse diálogo que vários benefícios estão chegando aos municípios. Prova disso, o mais recente deles, foi a doação de centenas de veículos, máquinas e outros equipamentos a todos os municípios, propiciando melhores condições de trabalho as administrações, como resultado das articulações da AGM e a FGM junto ao Governo do Estado.

Que venha 2026
Em 2025 a AGM promoveu inúmeros eventos visando o aprimoramento na qualificação da gestão pública. Tanto para gestores, quanto para servidores. Para 2026 a pretensão é ampliar e aprimorar ainda mais esse trabalho.


Ressalta-se, também, o amplo assessoramento técnico disponibilizado por todos os setores da entidade. E para o início do próximo ano a AGM guarda uma importante novidade para os gestores.
Ao que tudo indica, 2026, ano eleitoral, promete continuar sendo de dificuldades e de desafios para os municípios. A implantação da reforma tributária vai exigir muito esforço e habilidade por parte dos municípios. Mas que venham os desafios e as dificuldades, pois estamos preparados para enfrentá-los com mais experiência e maior disposição.

Assessoria de Comunicação da AGM