Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Sistema OCB/SESCOOP busca apoio dos municípios para a expansão do Cooperativismo 26 fev 2019 em AGM

Sistema OCB/SESCOOP busca apoio dos municípios para a expansão do Cooperativismo

A própria história é uma comprovação de que o cooperativismo valoriza e desenvolve a economia local. E num momento de extremas dificuldades financeiras, com a falta de empregos e a queda na arrecadação, os municípios buscam através da criatividade novos caminhos. E uma das soluções é a parceria e o apoio as inciativas positivas que sempre são respaldadas pela Associação Goiana de Municípios. E um dos bons exemplos dos exemplos de sucesso é o Cooperativismo.



O Sistema OCB/SESCOOP-GO quer unir forças com o governo de Goiás e a prefeituras para aumentar o nível de desenvolvimento econômico e social dos municípios goianos. A ideia é promover e estimular a expansão do cooperativismo, como estratégia eficaz para o crescimento das cidades. O início desse projeto acontece no dia 13 março, num encontro que realizado com prefeitos, secretários, representantes do Executivo estadual e cooperativista, no auditório do Edifício Goiás Cooperativo. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no link: http://www.goiascooperativo.coop.br/eventos2/sistemas/inscricao/cooperativismonascidades/. A AGM convida os gestores e demais representantes municipais para que participem.



O evento vai apresentar propostas para a implantação de iniciativas que fomentem o progresso local de forma significativa e que tornem os municípios goianos referência em desenvolvimento, por meio de ações de cooperação, empreendedorismo, cidadania e negócios sustentáveis e tem como tema “Contribuição do Cooperativismo para o Crescimento das Cidades”.



O público conhecerá os detalhes do caso bem-sucedido de São Roque de Minas, uma cidade mineira próxima à nascente do Rio São Francisco, que estava em decadência nos anos 90 e que teve seu destino transformado, com a criação de uma cooperativa de crédito. O presidente do Sicoob Saromcredi, João Carlos Leite, vai explicar como a fundação da cooperativa alavancou o desenvolvimento da produção agropecuária local e, com isso, do comércio e da prestação de serviços.



Também haverá participação de representantes das cooperativas Comigo, Coapil e Bordana, que têm papel importante no crescimento econômico e na inclusão social nas cidades de Rio Verde, Piracanjuba e Goiânia, respectivamente, além da presença da prefeita de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly, para falar de como o município tem se beneficiado da parceria com o cooperativismo.



Para o presidente do Sistema OCB/SESCOOP-GO, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, diante da situação atual vivenciada por diversos municípios goianos (assim como em boa parte do País), em que há cada vez menos disponibilidade de recursos e capacidade de investimento comprometida, o cooperativismo tem muito a contribuir como modelo de negócio capaz de sobreviver e de crescer diante de um cenário de crise.



“Como cooperativistas, consideramos que o momento requer a união de esforços, para viabilizar parcerias e apresentar o cooperativismo como modelo de negócio diferenciado, capaz de promover o desenvolvimento econômico e social de uma região”, destaca Joaquim Guilherme.

Maiores informações pelo Hotsite: http://www.goiascooperativo.coop.br/cooperativismonascidades/



Assessoria de Comunicação da AGM

Fonte: OCB GO