Prefeitos discutem soluções para os resíduos sólidos
Com o apoio da Associação Goiana de Municípios (AGM) a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) promoveu mais uma reunião com prefeitos, secretários municipais de meio ambiente e demais lideranças dando prosseguimento às discussões em torno da solução definitiva aos lixões. Essa foi a quinta reunião, realizada no auditório da AGM, e que contou com as participações de mais de 40 municípios.
Na corrida contra o tempo para solucionar o problema o Governo do Estado se dispõe a auxiliar os municípios.
Uma das novidades é a de que, ao invés dos municípios criarem a taxa do lixo na obtenção de recursos para custear os gastos, o Estado vai propor através de uma lei a ser apreciada pela Assembleia Legislativa, a criação de uma taxa padronizada. Entretanto ela poderá apresentar variação de valor dependendo de fatores como a distância do local da coleta até ao transbordo e outros custos operacionais.
Na reunião o prefeito de Catalão, Velomar Rios, falou em nome dos prefeitos quando reclamou da política adotada com as decisões sendo tomadas em Brasília sem nenhuma discussão com os principais interessados, os municípios. “Criaram uma lei com as exigências, mas não se preocuparam se as prefeituras, principalmente as pequenas, tinham condições para cumpri-las”, salientou. Ressaltou que o município de Catalão, em 2009, quando de sua gestão foi o primeiro no estado a implantar o sistema de aterro sanitário.
Já p presidente da AGM, Zé Délio, ao agradecer a todos por terem atendidos ao convite, elogiou a iniciativa do governador Ronaldo Caiado e da secretária Andrea Vulcanis em auxiliar os municípios. “A secretária Andrea Vulcanis tem sido uma fiel parceira, o que reconhecemos e agradecemos”, salientou.
A secretária, por sua vez, destacou que a situação atual da destinação dos resíduos sólidos no Estado melhorou muito, citando que em 2019 Goiás ocupava a 26ª posição no saneamento no quesito resíduos sólidos, perdendo apenas para a Bahia.
Assessoria de Comunicação da AGM