Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
?Prazo para elaboração do Plano de Saneamento Básico foi prorrogado para 2017 13 jan 2016 em AGM

?Prazo para elaboração do Plano de Saneamento Básico foi prorrogado para 2017

O prazo para os gestores locais elaborarem o Plano de Saneamento Básico foi prorrogado por mais dois anos. A presidência da República sancionou a nova data, no dia 31 de dezembro de 2015, por meio do Decreto 8.629/2015. A publicação diz que a existência do projeto ? elaborado pelo titular dos serviços ? será condição para o acesso a recursos orçamentários da União destinados ao setor após 31 de dezembro de 2017. 

A normativa altera o Decreto 7.217/2010, que regulamentou a Lei de diretrizes nacionais para o Saneamento Básico. De acordo com o texto, os recursos da União de financiamentos geridos ou administrados por órgão ou entidade da Administração Pública federal, quando destinados a serviços de saneamento básico, serão destinados àqueles Municípios que tiverem o Plano concluído e aprovado pelo poder Legislativo. 

O novo prazo atende as reivindicações do movimento municipalista. Durante todo o ano passado, a Confederação Nacional de Municípios (CNM), em nome das prefeituras de todo o país, se mobilizou em busca de nova data para o cumprimento da exigência, uma vez que o governo federal não tem cumprindo com seu papel de promover apoio técnico para os Municípios elaborarem os planos. A CNM apresentou essa realidade tanto à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) quanto ao Ministério das Cidades (MCidades). 

O prazo já havia sido estendido uma vez, e findava no dia em que o novo decreto foi publicado. O Plano de Saneamento deve englobar os quatro eixos do Saneamento: drenagem de água pluvial, abastecimento de água potável, esgotamento sanitário e resíduos sólidos. 

Controle Social

O decreto de regulamentação da lei orienta os Municípios a indicarem o controle social da legislação, que pode ser feito pelos conselhos municipais de Saúde ou de Meio Ambiente, ou por conselho municipal de saneamento criado para esse fim. O fundamental, ainda segundo a CNM, é que o Município esclareça em lei própria qual será o órgão colegiado que irá permitir à sociedade o acesso às informações, representações técnicas e participações nos processos de formulação de políticas, de planejamento e de avaliação relacionados aos serviços públicos de Saneamento. 

Diante do exposto, a CNM informa que os Municípios terão mais tempo para planejar e desenvolver projetos para saneamento. Entretanto, cabe destacar que o prazo para elaboração de Planos de Resíduos Sólidos continua vencido desde 2012 e não será possível pleitear junto ao governo federal recursos apenas para esse tema. A entidade reitera: o prazo prorrogado foi para os Planos de Saneamento, e neles devem estar inseridos os planos de resíduos sólidos.