Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Piracanjuba se prepara para a 35ª Exposição Nacional de Orquídeas 27 abr 2016 em AGM

Piracanjuba se prepara para a 35ª Exposição Nacional de Orquídeas

Entre os dias 20 e 22 de maio acontece na cidade de Piracanjuba a 35ª Exposição Nacional de Orquídeas. Serão mais de 20 mil plantas floridas à venda e mais de 200 espécies raras de colecionadores. O evento é uma realização da Associação Piracanjubense de Orquidófilos (APO) juntamente com a Prefeitura de Piracanjuba; apoio do Governo de Goiás e Coordenadoria das Associações Orquidófilas do Brasil (CAOB).
Para especialistas, quem visita uma exposição de orquídeas vive duas experiências impactantes: a primeira é a sensação única de estar em meio a milhares de plantas floridas e a segunda é proporcionada pelo curioso mundo das plantas trazidas pelos colecionadores. Os Phalaenopsis e as Cattleyas são as espécies mais populares que junto aos Cymbidiuns e Dendrobiuns são responsáveis por 90% de todo o espetáculo. Na parte de curiosidades o Oncidium Sharry Baby, por exemplo, que exala um delicioso aroma de chocolate é uma das plantas que começa a despertar a curiosidade do visitante. Plantas que parecem uma chuva de ouro, espécies mini, micro e até carnívoras são alguns exemplos do que pode acontecer.
O evento contará com plantas floridas a partir de R$ 30 reais, além de vasos, substratos, adubos e publicações sobre cultivo. O presidente da APO, Randolfo Ferreira Júnior, recomenda que o visitante se prepare para passar pelo menos um dia inteiro para conseguir ver todos os estandes, compreender sobre as várias espécies e aprender um pouco sobre o cultivo. “Até mesmo para cuidar de um Phalaenopsis, uma das orquídeas mais fáceis de cultivar, é preciso um pouco de informação”, disse Randolfo ao explicar que para a planta florir novamente precisará de cuidados específicos. “Mas não há nenhum segredo, basta seguir as regras e a pessoa terá plantas sempre floridas”, encoraja.
Já os orquidófilos registrados na CAOB que participam do concurso, os colecionadores e as pessoas que gostam de cultivar orquídeas fazem parte de um grupo bem mais peculiar. Esses chegam com um olhar mais crítico e não estão atrás das flores mais bonitas mas sim daquelas mais perfeitas em termos técnicos. Conhecem os critérios que tornam uma planta especial e alguns estão dispostos a pagar alguns milhares de reais por uma muda.
 
Parque das orquídeas
Das centenas de Exposições de Orquídeas realizadas no país a de Piracanjuba é a única onde o amor pelas orquídeas foi além do cultivo e comercialização das plantas. É a única cidade do Brasil que possui uma área de preservação com intuito de proteger as orquídeas. O Parque Natural das Orquídeas foi criado pela Lei nº 1.115 de 2002 e está localizado a 20 km da cidade. Segundo o Comitê Gestor do Parque a área de quase 340 hectares se une a outras reservas particulares formando um verdadeiro santuário da natureza.
O orquidófilo Sebastião Aparecido da Silva, membro do Comitê Gestor lamenta que o Projeto para o Plano de Manejo ainda não tenha saído do papel e que por falta de uma simples cerca muitas pessoas ainda insistem em retirar orquídeas do local. Há anos o orquidófilo tem chamado a atenção para depredação constante da área.
A Prefeitura de Piracanjuba, através da atual secretária de Planejamento, Giovana de Sá, disse que está em andamento o Projeto para construção de uma cerca, uma ponte e um galpão no local.