Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Mortalidade infantil diminui em Goiás, mas 30 municípios precisam melhorar índices 21 jul 2016 em AGM

Mortalidade infantil diminui em Goiás, mas 30 municípios precisam melhorar índices

A mortalidade infantil, em menores de um ano em Goiás, diminuiu de 13,86 por mil nascidos vivos em 2013, para 12,84 por mil nascidos vivos, em 2014. Com isso, Goiás ocupa, agora, a 12ª posição do ranking dos estados e fica abaixo da Taxa Nacional ? de 12,89. 

A gerente de Saúde da Mulher, Criança e do Adolescente da Secretaria da Saúde de Goiás (SES), Jordane Moreira de Melo, informa que os recentes números da mortalidade infantil comprovam a melhoria na qualidade da atenção materno-infantil no Estado.

A redução da mortalidade infantil, em Goiás, para o patamar de 10,56, até o ano de 2018, é uma das metas da Saúde no Programa Goiás Mais Competitivo. Hoje, Goiás ocupa o 12º lugar no ranking nacional, com base no diagnóstico situacional do Estado. ?Articulados com os municípios, desenvolvemos um trabalho para alcançarmos essa meta?, diz Jordane.

Foram registrados 1.314 óbitos em 2013 em Goiás. Dados revelam que 12% dos municípios concentram 76% da mortalidade infantil e 70% das mortes são de neonatais, ocorrem de 0 a 28 dias de vida do bebê.

Para avançar na redução desse indicador foi idealizado o Programa Siga Bebê, que promove o acompanhamento, em unidades de saúde, desde o pré-natal. Os cuidados prosseguem, após o nascimento da criança, com o monitoramento do seu crescimento e desenvolvimento, durante o primeiro ano de vida.

O Siga Bebê será lançado em agosto e atuará inicialmente em 30 municípios, com os maiores números de mortes infantis. Essas cidades foram identificadas como prioritárias pela SES-GO para reduzir a taxa de mortalidade infantil. São elas: Águas Lindas, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Bom Jesus de Goiás, Caldas Novas, Campos Belos, Catalão, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Goianésia, Goiânia, Goianira, Inhumas, Itaberaí, Itapuranga, Itumbiara, Jaraguá, Jataí, Luziânia, Mineiros, Novo Gama, Planaltina, Posse, Rio Verde, Santa Helena de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Senador Canedo, Trindade e Valparaíso de Goiás.

A SES-GO explica que a meta de redução também será trabalhada nos outros 216 municípios goianos. ?Evitar mortes por causas evitáveis (doenças como hipertensão e diabetes) exige resolutividade dos serviços básicos de saúde e estamos dispostos a investir R$ 69 milhões para melhorar a Atenção Primária de Saúde em Goiás,? afirma o secretário da Saúde, Leonardo Vilela.

Ranking
Indicadores como a cobertura de equipes de Saúde da Família ainda são ruins em Goiás, que está em 19º lugar no ranking nacional. O volume das internações por causas evitáveis também continua elevado, o que mostra a necessidade de várias ações, que incluem capacitar os profissionais e gestores da Saúde nos municípios goianos.

Para atingir esse objetivo, a SES propõe sete projetos dentro do Mais Saúde para Goiás:

1) Aumento das equipes de Saúde da Família;    
2) Equipamentos para diagnósticos a serem entregues a partir do final deste ano;    
3) Laboratórios ? Levantamento para equipar ou instalar laboratórios de análises clínicas;
4) Planificação da Atenção Primária da Saúde, com sete oficinas para qualificar os profissionais;
5) Equipamentos para visitas das equipes de Saúde da Família, como medidores de pressão e estetoscópios;    
6) Prêmio de Atenção Primária Saúde;    
7) Qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias com a Universidade de Brasília (UnB).

Atendimento ampliado

Jordane explica que, dentro da política de atenção ao recém-nascido, em 2014, foram realizadas ações como ampliação do teste do pezinho para a fase 4 ? com a detecção de seis doenças; aumento da produção da Rede Estadual de Bancos de Leite Humano e implantação do Método Canguru nas maternidades.

Além disso, desde 2013, está sendo implantada nos municípios, a Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância ? Componente Neonatal, que fornece a médicos e enfermeiros da Atenção Básica conhecimentos para a detecção precoce e tratamento efetivo das principais doenças que afetam a saúde das crianças menores de cinco anos.

A partir do ano de 2014, a Gerência de Saúde iniciou um programa de capacitação em Reanimação e Transporte Neonatal para todos os médicos e enfermeiros, das Unidades de Suporte Avançadas dos Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) dos municípios, que transportam recém-nascidos às principais maternidades do Estado.