Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Fiscalização do Programa Bolsa Família e do CadÚnico 26 mar 2024

Fiscalização do Programa Bolsa Família e do CadÚnico

O Diário Oficial da União (DOU) traz a aprovação do Plano de Ação da Rede Federal de Fiscalização do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A Portaria MDS 969/2024 trata do colegiado de caráter consultivo, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Publicado no dia 18 de março, o plano de ação estabelece a implementação de oito estratégias específicas e a formação de dois grupos de trabalho técnico.

Integram a Rede de Fiscalização: a Advocacia-Geral da União; a Controladoria-Geral da União; o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e a Secretaria-Geral da Presidência da República.
Entre as diretrizes do plano estão: transparência e comunicação com a sociedade; ações estruturantes de combate a fraudes, inclusive, cibernéticas.

As ações são divididas em eixos e incluem:

*Ação 1: Construção do Plano de Comunicação da rede;

*Ação 2: Implementação de Unidade de Pesquisa, Estratégia e Gestão de Riscos;

*Ação 3: Proposta de Melhoria da Qualidade das Bases de Dados;

*Ação 4: Contribuição e Avaliação dos Termos de Adesão;

*Ação 5: Cronograma de Averiguação e Auditorias;

*Ação 6: Averiguação de Unipessoais e Petição ao TCU;

*Ação 7: Fluxo e denúncias;

*Ação 8: comunicação Externa.

O Plano de Ação aponta que eventuais responsabilizações acerca de fraudes ou desajustes estruturais dos programas devem recair sobre os formuladores e gestores das políticas públicas, assim como sobre agentes de má-fé que contribuem para essas desestruturações, e nunca sobre as famílias em situação de vulnerabilidade.

O Plano de Ação não permanecerá estático e pode ser ajustado em termos de prazos e ações durante sua implementação, com o objetivo de assegurar os melhores resultados. Essas modificações devem ser propostas pela Rede Federal de Fiscalização e posteriormente aprovadas pelo ministro de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Assessoria de Comunicação da AGM
Fonte: CNM