Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Fé, devoção e diversão na Romaria do Divino Pai Eterno 23 jun 2017 em AGM

Fé, devoção e diversão na Romaria do Divino Pai Eterno

Todos os anos a cidade de Trindade, situada na região metropolitana de Goiânia, se transforma com a realização da Romaria do Divino Pai Eterno, uma das maiores e mais tradicionais festas religiosas do país. Nessa sexta feira (23) teve início mais uma festa, quando se espera as visitas de mais de 2,5 milhões de pessoas dentre devotos e turistas. Fiéis vêm de várias partes do país. Muitos deles, a pé, à cavalo, de carro de bois, em veículos particulares ou em excursões. A fé e a devoção movem os devotos no cumprimento de suas promessas. Milhares de pessoas percorrem a pé a rodovia GO-060 (rodovia dos romeiros), ligando Goiânia a Trindade, num percurso de 20 quilômetros.
 
Um dos pontos altos da romaria é o desfile de carros de boi que vai acontecer na quinta-feira (29). Normalmente participam mais de 300 carros que se deslocam de diversos municípios.
 
E para atender a tanta gente a rede de hotelaria local se prepara. O mesmo acontecendo com os órgãos de segurança com o reforço do policiamento na região urbana da cidade e nas rodovias de acesso.
 
Até o dia 2 de julho haverá missas, novenas e atendimento de confissões para milhares de fiéis (em anexo veja a programação). Durante os próximos dias serão feitas mais de 10 celebrações no santuário e na Igreja Matriz. A romaria em 2017 tem o tema ?Maria: serva humilde e fiel ao Pai Eterno?, em homenagem a mãe de Jesus Cristo. A lembrança a Maria é feita em todos os eventos da Igreja Católica deste ano, em que se comemora o centenário das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, em Fátima, Portugal.
 
A história da fé na região se confunde com a própria história de Trindade, que é considerada a capital goiana da fé. Tudo começou no final do século XIX, quando um casal encontrou, em uma lavoura, um medalhão de barro com a estampa da Santíssima Trindade.
 
Se por um lado a fé é o principal motivo de atração dos turistas, por outro, para os comerciantes (camelôs) é uma grande oportunidade para as vendas de lembranças religiosas, alimentos e outros produtos. São promovidos shows artísticos nas barracas que apresenta inúmeras atrações de lazer.  Milhares deles vêm de várias partes do país e lotam a cidade na busca de um faturamento extra.