A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) deu início, no último dia 1º, ao prazo de cadastro para eventos agropecuários em Goiás previstos para 2026. Exposições, leilões, vaquejadas e outras atividades com aglomeração de animais devem ser registradas até 31 de dezembro de 2025.
Segundo o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, a medida visa reforçar o controle sanitário no estado. “Por representar risco sanitário devido ao trânsito e à aglomeração de animais, todo evento deve ser informado previamente à Agência”, explicou.
O registro deve ser feito pelo Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago) ou em uma Unidade Operacional Local (UOL) da Agência. É necessário apresentar a documentação exigida, pagar a taxa e passar por vistoria técnica.
No caso de recadastro, e desde que não haja mudanças na documentação, o processo exige apenas o requerimento específico e o pagamento da taxa com vencimento até 31 de janeiro de 2026.
Após o cadastro, será agendada uma vistoria no local do evento para verificar se ele atende às normas sanitárias vigentes. Se o recadastro não for realizado dentro do prazo, o processo terá que ser iniciado do zero.
Documentação
- Cadastro no Sidago;
- Responsável Técnico (RT) habilitado;
- Emissão de Guias de Trânsito Animal (GTAs);
- Entrada permitida apenas para animais documentados e saudáveis;
- Emissão de GTAs de saída até 24 horas após o término do evento.
Mais informações e a lista completa de documentos estão disponíveis https://goias.gov.br/agrodefesa/eventos-agropecuarios/
Assessoria de Comunicação da AGM
Fonte: Agrodefesa