“AGM em Sua Cidade” chega a mais quatro municípios
A meta de visitar os 246 municípios na atual gestão frente a presidência da Associação Goiana de Municípios não só está mantida como, também, acontecendo em ritmo acelerado. Dando sequência ao programa “AGM em Sua Cidade” o presidente Zé Délio visitou mais 4 municípios: Campestre, Palmeiras de Goiás, Palminópolis e Jandaia. Como sempre ocorre foi muito bem recebido por autoridades locais e a população em geral. Ocasião em que se reuniu, discutiu com representantes locais e conheceu projetos executados pelas prefeituras.
O objetivo das visitas é o de fortalecer as relações entre a AGM e os municípios, discutindo questões locais e de interesse geral, como por exemplo, decisões tomadas em Brasília pelo Governo Federal e pelo Congresso Nacional e que afetam diretamente as administrações municipais. E essa tem sido uma das principais preocupações constatadas durante as visitas através de reclamações dos prefeitos, de vereadores e demais gestores.
O presidente Zé Délio diz lamentar a atual política adotada através da qual, a cada ano que passa, os municípios estão sendo menosprezados nas discussões de temas importantes. “Sem ouvir as opiniões e sugestões dos gestores são criadas leis que aumentam as nossas responsabilidades financeiras sem qualquer contrapartida do Governo Federal, colocando as prefeituras num verdadeiro sufoco”, argumenta. Uma comprovação desse fato está na criação de pisos salariais, reajustes de pisos salariais em índices superiores aos previstos em lei, falta de atualização da contrapartida federal em convênios como na saúde e educação, dentre inúmeros outros. Outro detalhe importante: na contramão da luta pelo Pacto Federativo que vem sendo desenvolvida a décadas, devolvendo aos municípios a autonomia financeira o que lhe é de direito, medidas como a Reforma Tributária centralizam ainda mais os recursos nos cofres da União. Fato esse que reforça o ditado popular que se ouve com frequência nos bastidores; “Recursos com a União e gestores com o pires na mão”.
Assessoria de Comunicação da AGM















