Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
6 jun 2016 em AGM

Turismo de aventura é destaque em Formosa

Tudo começou em meados do século XVIII, quando Goiás ainda pertencia à capitania de São Paulo. Os antigos moradores do Arraial de Santo Antônio, no Vale do Paranã, foram os primeiros a chegarem ao povoado que foi batizado de Arraial dos Couros, em homenagem aos viajantes que acampavam no local em barracas de couro. Em 1º de agosto de 1843 o município foi criado com o nome de Vila Formosa da Imperatriz, que depois foi alterado para Formosa. 

E o nome Formosa não surgiu por acaso, afinal, o município que fica a 282 km de Goiânia é repleto de beleza, graça, encanto e elegância. Aventura, cultura e muita história são algumas das atrações dessa cidade que fica no entorno de Brasília. ?A natureza foi bondosa com nosso município. Nós temos várias cachoeiras, cavernas, grutas, lagos, lagoas…?, contou o prefeito Itamar Barreto.

Formosa conta com cinco lagos naturais com nascentes e 16 cachoeiras. Quem vai ao município não pode deixar de visitar ao menos uma delas, que é o Salto do Itiquira, localizada no Parque Municipal de Itiquira. O acesso é fácil e depois de uma pequena caminhada você se depara com um espetáculo de 168 metros de queda livre. Outra beleza natural que tem parada obrigatória é a Cachoeira do Indaiá. 

Para quem gosta de um pouco mais de aventura, Formosa reserva o Buraco das Araras. São mais de 95 metros de profundidade, ideal para a prática de rapel. E por falar em adrenalina, os amantes do voo livre precisam conhecer a rampa que existe no município. O esporte pode ser praticado durante o nascer ou o pôr do sol, que são um espetáculo à parte. Uma vez por ano a Rampa de Voo Livre do Vale do Paranã, como é conhecida, se torna o palco de uma etapa do Campeonato Brasileiro de Voo Livre, mas em 2017 a região vai receber o Campeonato Mundial da modalidade. Imagine a emoção.

A Catedral Imaculada Conceição é o patrimônio cultural de Formosa. O templo recebe missas, batismos e casamentos. O Lago do Vovô é outro tradicional ponto de encontro dos formosenses. Ele foi construído com o objetivo de preservar as nascentes que existem no local. 

Assista abaixo a matéria completa do programa Conheça Goiás sobre o município de Formosa.
https://www.youtube.com/watch?v=zgCxRldE9sU 

Fonte: Klau Bueno – Assessoria de Comunicação da AGM