Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Programa do Serviço Civil Voluntário 8 mar 2022

Programa do Serviço Civil Voluntário

Programa do Serviço Civil Voluntário é apresentado à prefeitos goianos

Em solenidade realizada no Teatro Goiânia nessa segunda feira (7) o ministro do Trabalho e da Previdência, Onyx Lorenzoni, fez a apresentação aos prefeitos goianos do programa do governo federal “Serviço Civil Voluntário”. Inúmeras autoridades participaram do evento e dentre elas o governador Ronaldo Caiado, o presidente da AGM Carlos Alberto, presidente da FGM Haroldo Naves, deputados e dezenas de prefeitos.

A ação é voltada para jovens, entre 18 e 29 anos, e trabalhadores acima de 50 anos que estão sem emprego há mais de dois anos. O objetivo é aumentar a empregabilidade nestes segmentos e transferir renda por meio de bolsa qualificação de no mínimo um salário mínimo. A proposta prevê o período de um ano de auxílio, junto à prefeitura, com a prerrogativa de que os contemplados prestem serviço de interesse social em um turno e, no contraturno, participem de cursos para aprimoramento em suas áreas de atuação.

O ministro afirmou que o programa representa oportunidade, transformação de vida e futuro. “O objetivo é construir uma rampa de ascensão social. No mundo da informalidade, as pessoas carecem de experiência. Hoje temos áreas no Brasil, e Goiás não deve fugir à regra, onde não temos mão de obra suficiente, porque falta qualificação. Então nós juntamos renda, oportunidade de experiência e qualificação”, definiu Lorenzoni.

O governador Ronaldo Caiado disse que a ferramenta surge como uma estratégia para diminuir o ciclo da pobreza. “Esse projeto tem o objetivo de emancipar o cidadão. Dar a ele não só a formalidade do emprego, mas a renda”, salientou. “O desafio agora é a retomada, o emprego, superarmos dificuldades, gerar riqueza ao Estado e fazer o dinheiro circular. Superamos uma pandemia e um quadro fiscal. Agora é responder à população em condições de qualidade de vida”, afirmou o governador”.

O presidente da AGM, Carlão da Fox, também avaliou o programa: “É muito importante pois vai atender a parte da população excluída das oportunidades de emprego. Tudo o que for em benefício do cidadão tem o apoio dos municípios”.

A medida institui atuação conjunta com as prefeituras que aderirem à proposta e entidades do Sistema S com a oferta de 200 opções de cursos. Os municípios que optarem por participar do programa ficarão encarregados da organização local das atividades de interesse público e do pagamento da bolsa qualificação.

Assessoria de Comunicação da AGM