Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Presidente da AGM participa de reunião com Dilma Rousseff 3 mar 2016 em AGM

Presidente da AGM participa de reunião com Dilma Rousseff

Nessa sexta feira (04) a presidente Dilma Rousseff promove no Palácio do Planalto, em Brasília, a partir das 8 horas da manhã, uma reunião com ministros, presidentes de entidades que representam os municípios nos estados e prefeitos. O presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Baré Bernardes, também participará da reunião que terá como principal item de pauta a discussão da criação da CPMF. Já tramita no Congresso Nacional proposta com esse objetivo e o Governo encontra dificuldades para sua aprovação e, para tanto, busca apoio político.

Nessa reunião, já se sabe, que a presidente Dilma vai solicitar aos prefeitos para que eles articulem junto as suas bancadas federais no sentido de que os deputados e senadores votem pela aprovação da matéria.

O Governo argumenta que a União não dispõe de recursos suficientes para a saúde e que essa é a única solução de momento.

Na tentativa de obter o máximo de apoio possível o Governo se compromete em beneficiar também os Estados e municípios na divisão do bolo arrecadado. Só que não define qual será a participação dos municípios. Entidades municipalistas questionam o porquê esse índice de participação já não está definido no projeto.

Cleudes Baré diz que vê com muita expectativa essa reunião. Ele admite que o atendimento de saúde pelos municípios hoje deixa a desejar e em muitos deles, está distante do ideal previsto nos planos de governo. A causa não é novidade: é a falta de recursos já que o município tem de destinar parte do seu orçamento para esse fim, enquanto que ao Governo Federal não há uma exigência legal. Mas por outro lado, a criação da CPMF, de uma espécie de um novo imposto, vai pesar ainda mais no bolso da população que já está sufocada com a carga tributária, uma das mais elevadas do mundo.

O presidente da AGM, através das redes sociais, está fazendo uma pesquisa junto aos prefeitos goianos para saber suas opiniões sobre se são favoráveis ou não a recriação da CPMF. O resultado vai definir a posição da entidade nessa reunião.