Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Presidente da AGM acompanha governador em visita à Brasília 19 maio 2016 em AGM

Presidente da AGM acompanha governador em visita à Brasília

Como convidado especial e representante dos municípios goianos o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Bernardes ?Baré?, prefeito de Bom Jardim de Goiás, integrou uma comissão goiana chefiada pelo governador em exercício José Éliton, em visita à Brasília nessa quarta-feira (18) onde foi cumprida uma extensa agenda de audiências.
Além do presidente da entidade e do governador também participaram os secretários estaduais Leonardo Vilela (Saúde), Joaquim Mesquita (Segplan), João Furtado (Casa Civil), presidente da Agehab Luiz Stival, parlamentares, comandante geral da Policia Militar e diretor geral da Polícia Civil.
O primeiro ítem da agenda foi uma audiência com a Secretária de Segurança Pública e da Paz e da Paz Social do Distrito Federal, Márcia de Alencar Araújo. Na ocasião, foram discutidas parcerias que visam promover ações conjuntas entre as pastas das duas unidades federativas para combater a criminalidade. Entre as parcerias está o Projeto Viva Brasília do Entorno, que tem como foco as cidades da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). Para José Eliton, essas parcerias são fundamentais para a redução dos índices de criminalidade no Entorno do DF.
Posteriormente o governador e auxiliares foram recebidos pelo novo ministro da Saúde, Ricardo Barros. A ele foi apresentada a reivindicação para o cumprimento do que foi previsto na gestão do ministro anterior entre o Governo de Goiás e a União quando ficou definido que o Governo Federal faria o repasse de R$ 16 milhões ao HUGOL ? Hospital de Urgências Otávio Lage ? para o custeio de 50% das despesas. Até agora os repasses ficaram inferiores a R$ 2 milhões. Segundo o presidente da AGM, Cleudes Baré, o ministro foi convidado a visitar Goiás para conhecer os trabalhos que vêm sendo feitos no setor da saúde. Em especial o combate ao mosquito Aedes aegypti que apresentou um dos melhores resultados dos trabalhos feitos em todos os estados brasileiros. Trabalho esse que conta com as participações do estado e dos municípios, com o apoio da AGM.
O secretário Leonardo Vilela apresentou a Ricardo Barros os programas inovadores que têm feito do estado de Goiás uma referência em saúde, entre eles os três programas tecnológicos que integram o Inova Goiás ? Programa Estadual de Inovação e Tecnologia – e que deram uma nova dinâmica na gestão e no monitoramento do atendimento em saúde pública no estado: o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Conecta SUS), Siga Mais Saúde e Telemedicina.
Já na reunião com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, (foto) foi apresentada a reivindicação de liberação de mais recursos para o estado para construção de moradias populares. Também foi tratado sobre o aporte de mais verbas para o setor de saneamento com a obra do Rio Corumbá destinada ao abastecimento de água tratada a Brasília e cidades do Entorno do Distrito Federal. Na ocasião, segundo Cleudes Baré, foi apresentada uma outra reivindicação e que reflete hoje a preocupação de todos os gestores: o elevado reajuste nos valores das prestações das moradias do programa Minha Casa, Minha Vida.
Também em Brasília a comissão goiana manteve encontro com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes.