Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
22 ago 2017 em AGM

Prefeitos se mobilizam contra fechamento do Banco Postal

A Associação Goiana de Municípios (AGM) promoveu uma reunião de prefeitos e representantes de municípios na manhã dessa terça-feira (22) com o superintendente Estadual da ECT em Goiás quando se discutiu a decisão do órgão em desativar o serviço do Banco Postal em diversos municípios. Vale lembrar que a medida afeta apenas o serviço bancário, sendo que os trabalhos postais da ECT continuam normalmente.
Participaram o presidente da AGM, Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho, superintendente da ECT-GO Adiel Costa Macedo e os prefeitos de Turvelândia, Doverlândia, Lagoa Santa, São Miguel do Passa Quatro, Goiandira, Hidrolândia, Campestre, Caldazinha, Brazabrantes, Guarinos, Santa Rosa de Goiás, Jesúpolis e Santa Isabel.
 
A partir dessa segunda-feira (21) os correios desativaram o Banco Postal em 148 postos e agências instalados em 119 municípios goianos.
O objetivo da reunião foi o de buscar informações sobre as causas dessa medida e, principalmente, tentar revertê-la. ?Essa decisão é extremamente prejudicial à população. Temos que evitar que isso aconteça? argumentou Paulinho.

Adiel Costa Macedo diz concordar com os prejuízos e argumentou que a decisão foi tomada pela direção nacional do órgão e já foi adotada em outros estados. ?Ela faz parte da política de contensão de gastos?, salientou. Nos últimos anos o orçamento dos correios, segundo ele, sofreu redução da ordem de 50%. ?Ao mesmo tempo, com a concessão de uma liminar pela justiça em favor de uma ação movida pelos servidores dos correios do cumprimento de várias exigências de segurança para o funcionamento do Banco Postal como existência de cofres, sistema de alarmes, vigilância permanente, e outras, os custos operacionais aumentaram muito, tornando-se deficitários esses postos?, argumentou.

Entretanto os prefeitos participantes e o presidente da AGM disseram não ficar convencidos com a argumentação e alegaram que ?o que se deve ser colocado como principal preocupação é a questão social?. Em muitos dos municípios e distritos só existem o Banco Postal e não dispõem de agência ou postos de atendimento de bancos convencionais. Se prevalecer essa decisão moradores de diversas localidades terão que se deslocar por grandes distâncias na busca de atendimento bancário. Além da questão social vai trazer prejuízos econômicos já que o dinheiro será movimentado fora do município. Os municípios de Rio Quente e Lagoa Santa, ambos turísticos, exemplificam essa situação. ?Isso sem falar no enorme desgaste político que os prefeitos estarão sujeitos?.
 
No final o presidente da AGM convocou todos os prefeitos goianos para que engajem nessa luta e para tanto entrem em contato com seus deputados federais e senadores, que representam seus municípios, na busca de apoio. Ainda nessa quarta-feira (23) Paulinho vai tratar do assunto pessoalmente com o governador Marconi Perillo durante visita a São Miguel do Araguaia e solicitar o seu apoio no sentido de se fazer gestões políticas junto ao Governo Federal. O superintendente da ECT em Goiás também foi convidado para esse encontro com o governador. Além disso a AGM vai agendar audiência com o ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, quando espera-se uma grande mobilização e participação de prefeitos e da bancada federal goiana.
 
Participantes da reunião:
Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho, presidente da AGM; Adiel Costa Macedo, superintendente estadual da ECT. Prefeitos: Reila Naves (Turvelândia), Zilda Araújo (Doverlândia), Cássio Gusmão (Uruana), Advair Gonçalves (Lagoa Santa), Márcio Cecílio (São Miguel do Passa Quatro), Odemir Moreira (Goiandira), Fabiano Queiroz (Campestre), Edimon Borges (Caldazinha), Márcio Machado (Brazabrantes), Leila Silva Cézar  (Santa Rosa) e Cássio Dourado (Santa Isabel). Vereadores Vasconcelos Gomes e Marcos Antonio (Lagoa Santa). E Emílio Borges representando Guarinos.