Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Pesquisa vai constatar a realidade da saúde nos municípios 9 mar 2016 em AGM

Pesquisa vai constatar a realidade da saúde nos municípios

Por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) será realizado em todos os municípios brasileiros um levantamento detalhado no setor de saúde com o tema Governança e Gestão em Saúde. Em Goiás esse trabalho está sendo coordenado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que vai promover no próximo dia 18, às 9 horas da manhã, o seu lançamento nas dependências da Câmara Municipal de Goiânia. Para tanto estão sendo convidados Secretários Municipais de Saúde e integrantes dos Conselhos Municipais de Saúde. Eles já podem (e devem) se inscrever através do site do TCM www.tcm.go.gov.br, na página Escola de Contas.
Ainda como preparação e busca de maior mobilização de participantes o auditor do TCM, Dr Irany Carvalho Junior, visitou a Associação Goiana de Municípios (AGM) quando foi recebido pelo presidente da entidade Cleudes Bernardes da Costa (Baré).
O estudo será realizado através da aplicação de um questionário que terá de ser respondido, via internet, no período de 14 de março a 15 de abril desse ano. Os secretários municipais vão responder questões relacionadas a gestão da atenção básica da saúde enquanto os representantes dos conselhos darão informações sobre a governança, identificando os pontos de melhoria no setor bem como as carências. O TCM dará todo o suporte com as orientações necessárias.
?É um trabalho científico, sério e capaz de elaborar o que se pode chamar de uma radiografia do setor de saúde nos municípios?, salientou Dr Irany Junior.
Por sua vez o presidente da AGM, Cleudes Baré, elogiou a iniciativa e destacou a sua importância. ?A saúde é prioridade em todos os municípios e tudo que for feito para melhorá-la, aperfeiçoá-la, é considerado importante. E somente através de um estudo desse nível, detalhado, é que será possível identificar as carências e solucioná-las?. Para tanto a AGM orienta aos prefeitos para que adotem ações em seus municípios no sentido de facilitar a realização desse trabalho.
Na ocasião ambos conversaram sobre outros assuntos. O presidente da AGM sugeriu a adoção de medidas por parte do TCM no que se refere a transmissão da gestão no fim de mandato. Segundo Cleudes Baré, no passado já foram registrados fatos que ocasionaram grandes prejuízos para a administração e para a população.