Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Outubro Rosa – Mês da prevenção do Câncer de Mama 2 out 2018 em AGM

Outubro Rosa – Mês da prevenção do Câncer de Mama

O câncer de mama é o tipo de neoplasia mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Ele não tem uma causa única. São vários fatores que podem aumentar o risco de desenvolver a doença, como fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários.

 

Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos, são mais propensas a desenvolver a doença, mas isso tem mudado. Houve um aumento na incidência de câncer de mama em mulheres jovens na última década. Em mulheres com menos de 35 anos, a incidência no Brasil hoje está entre 4% e 5% dos casos.

 

As estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o câncer de mama é responsável por 28% dos novos casos de câncer a cada ano. A estimativa é de que só em 2018 sejam registrados 59,7 mil novos casos da doença no País.

 

Os últimos registros do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) revelam que em 2013 o câncer de mama causou a morte de 14.388 pessoas no País. Destas, 14.206 eram mulheres e 181 homens. E é justamente com o objetivo de conscientizar a população quanto à necessidade da prevenção do câncer de mama por meio do diagnóstico precoce que a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) desenvolve, ao longo deste mês, a campanha Outubro Rosa.

 

Em Goiânia, os hospitais públicos do Estado vão se iluminar com a cor rosa. Além disso, serão realizadas palestras sobre o tema Conscientização sobre a Prevenção do Câncer de Mama e do Colo de Útero em diferentes instituições Também estão previstas em shoppings exposições que contam um pouco sobre a evolução dessas doenças (veja programação abaixo).

 

A cor rosa vai iluminar as fachadas do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), Hospital Estadual Geral de Goiânia Alberto Rassi (HGG) e Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Henrique Santillo (Crer). A gerente de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da SES-GO, Nara Letícia dos Reis de Jesus, acentua que ações de prevenção e atenção voltadas para o fenômeno é de extrema urgência e falar sobre o assunto é importante para que a população saiba sobre a importância da prevenção e sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama.

 

O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos. Acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

 

A campanha

 

A Campanha Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos na década de 1990 e foi aderida por todo o mundo por meio de ações como corridas, desfiles de moda, iluminação rosa em monumentos importantes e atendimentos ginecológicos em unidades públicas de saúde.

 

A campanha visa estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Todos os anos a campanha é realizada com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

 

Assessoria de Comunicação da AGM

Fonte: SES GO