Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Oficializados os índices definitivos do Coíndice para 2023 19 dez 2022 em Economia

Oficializados os índices definitivos do Coíndice para 2023

O Conselho Deliberativo dos Índices de Participação dos Municípios (Coíndice) aprovou os percentuais definitivos, para efeito de cálculo e repasses de ICMS no exercício de 2023. As listas referentes aos 246 municípios já estão publicadas no site da Economia.


Participaram da deliberação, representando os municípios, os prefeitos José Aparecido Alves Diniz (Abadiânia) e Divino Marques de Sousa (Indiara). Entre os deputados indicados pela Assembleia Legislativa, estiveram presentes Amilton Batista Filho e Thiago Albernaz. Da secretaria da Economia, Cristiane Schmidt presidiu a sessão, ao lado do secretário-adjunto Sérvulo Nogueira e do subsecretário da Receita Estadual Aubirlan Vitoi.


Em números absolutos as cidades com maiores percentuais na divisão do bolo do ICMS continuam sendo, respectivamente, Goiânia, Rio Verde, Anápolis, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. Entre elas, a única que teve variação positiva no IPM foi Rio Verde, que aumentou em 3,05% (Veja lista completa).


Das 246 cidades goianas, em relação ao índice vigente, 130 tiveram ganhos e 116 sofreram perdas. Na lista de municípios que tiveram variações positivas o destaque vai para Guarinos que terá acréscimo de mais de 53,53% na relação com o Índice atual, seguido por Estrela do Norte (46,89%) e Amaralina (46,84%). Com maiores variações negativas estão Faina (-33,76), Cachoeira Dourada (-30,38); Minaçu (-19,72).


Para compor os índices de 2022 que servirão para calcular a partilha de ICMS em 2023, a equipe da Gerência de Apoio ao Coíndice analisou cerca de 1 bilhão de documentos fiscais com mais de 3 bilhões de itens do ano de 2022. Foram recebidos 230 recursos de 58 municípios, doze deles foram deferidos.


Para ter acessos aos relatórios completos acesse o site da secretaria da Economia (www.economia.go.gov.br). Em seguida, clique em “Coíndice” no rol de opções que fica na página, à esquerda e, depois, em “Download dos relatórios do IPM” e, por fim, IPM 2022.

Veja se seu município ganhou ou perdeu com os novos índices. . .