Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
4 mar 2016 em AGM

Municípios sofrem bloqueio de recursos federais

Para agravar ainda mais a crise financeira por que passa nos últimos anos grande parte dos municípios brasileiros sofre no momento com a retenção de recursos federais. Desde a última quarta-feira (2) o Governo Federal suspendeu a transferência constitucional aos municípios que não fizeram até essa data o envio de informações ao SIOPS ? Sistema de Informações sobre Orçamento Público. Essas informações são referentes a aplicação de recursos federais, através de convênios, e o cumprimento constitucional de destinação de 15% do orçamento municipal ao setor de saúde. Em Goiás todo 81 municípios estão nessas condições.
Desde o início do ano a Associação Goiana de Municípios (AGM) orientou as prefeituras para que fizessem essa prestação de contas, alertando quanto a possibilidade de retenção de recursos, medida que foi adotada pelo governo.
A entidade orienta aos municípios para que façam, o quanto antes, a transferência dessas informações junto ao SIOPS, que deve ocorrer de forma eletrônica, para agilizar a liberação dos recursos retidos.
Vale ressaltar que esse processo de liberação não ocorre de forma automática e pode ser demorada uma vez que, ao receber as informações, o SIOPS promove um trabalho de contabilidade dos dados.
A AGM mostra-se muito preocupada com a atual situação e, segundo o presidente da entidade, Cleudes Baré Bernardes, ?os municípios já estão sufocados com a redução gradativa dos recursos e o aumento das responsabilidades financeiras. Com a retenção desses repasses a situação torna-se crítica e insustentável?.