Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Municípios se preparam para a Virada Ambiental 2021 26 maio 2021 em AGM

Municípios se preparam para a Virada Ambiental 2021

A preservação e a recuperação do meio ambiente já ocupam posição de destaque dentre as prioridades das administrações municipais, proporcionando retorno político aos gestores, melhorias na qualidade de vida da população e a natureza agradece.
A Virada Ambiental é um dos mais bem sucedidos projetos com esse fim. Uma semente plantada pela UFG que germinou e se expande a cada ano com o apoio de inúmeros parceiros. Dentre eles entidades, órgãos governamentais, ONGs e, principalmente, os municípios. O objetivo principal é o de promover ações de conscientização ambiental, sensibilizando toda a sociedade para a necessidade do plantio de espécies nativas do Cerrado.
Para esse ano a expectativa é a de que o evento supere todas as edições anteriores. Para tanto todos os prefeitos, secretários municipais de meio ambiente e demais gestores estão sendo convidados para o lançamento da 3ª Edição do Virada Ambiental que vai acontecer no dia 04 de junho, às 9h da manhã, em transmissão ao vivo pelo YouTube.
Durante o evento virtual, além do anúncio de lançamento, será apresentado o balanço dos trabalhos realizados nos anos anteriores. A cada edição, o projeto contou com a adesão de mais municípios, inclusive de cidades de outros estados.
Em 2020, houve a participação recorde de 187 municípios goianos, 04 em Minas Gerais, 01 em Rio Grande do Sul, 01 no Ceará e 01 na Bahia.
Na primeira edição foi realizado o plantio de mil mudas por município no dia 22 de novembro, data instituída como o Dia Estadual da Consciência Ambiental.

Histórico

O projeto Virada Ambiental nasceu em 2019, com a Lei 20.552, que institui 22 de novembro como o Dia Estadual da Consciência Ambiental. A escolha do mês de novembro se deu, principalmente, em função de coincidir com o início do período chuvoso, momento ideal para o plantio nas condições do bioma Cerrado.
Com a comemoração, toda a comunidade, mobilizada pelas prefeituras, é convidada a plantar mudas de espécies nativas em locais selecionados por agentes da Emater, preferencialmente ao mesmo tempo.
É um chamado para que o cidadão possa colocar em prática ações sustentáveis, contribuindo de fato para a preservação do meio ambiente.
A iniciativa é coordenada pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e conta com a parceria de diversas instituições públicas, governamentais e da sociedade civil, entre elas a Associação Goiana de Municípios (AGM), Federação Goiana de Municípios (FGM), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO), Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago).

Assessoria de Comunicação da AGM