Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Municípios devem se mobilizar no combate ao Aedes Aegypti 1 dez 2016 em AGM

Municípios devem se mobilizar no combate ao Aedes Aegypti

Acontece em todo o Brasil nesta sexta-feira (2) o Dia Nacional de Combate ao Mosquito. A mobilização promove ações integradas a fim de eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti como forma de combater a proliferação do inseto e também o aumento de casos das doenças, sobretudo nessa época do ano, já que o início do verão se aproxima e, com ele, aumenta a ocorrência das chuvas.

O Ministério da Saúde reforça que é importante que todos os Estados e Municípios se mobilizem. Ainda de acordo com o órgão, as ações não devem ser realizadas somente pelo poder público, mas também devem ter ampla participação popular. O mosquito Aedes Aegypti é transmissor do vírus Zika, Dengue e Chikungunya.

?Nós temos Salas de situação em todos os estados e em vários municípios do país. Ou seja, toda a infraestrutura está pronta para o combate ao mosquito, mas depende de cada brasileiro fazer a sua parte. A diminuição dos mosquitos vai impactar diretamente na redução no número de pacientes com essas doenças, por isso a importância destas ações nas escolas, empresas, casas e complexos residenciais?, destacou o ministro da Saúde Ricardo Barros.

A mobilização nacional consiste em ações integradas e simultâneas, desenvolvidas em articulação com prefeituras, governos estaduais e população. Ministros de Estado, militares das Forças Armadas, agentes de saúde e de defesa civil, além de outras autoridades, visitarão residências, escolas, órgãos públicos, canteiros de obras e outros locais para conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes aegypti.

O mutirão será realizado nos órgãos da administração pública, unidades de saúde e estatais, marcando a intensificação das ações de combate e, consequentemente, impedindo a reprodução do mosquito. A ideia da mobilização é que todas as sextas-feiras sejam dedicadas para verificação de possíveis focos do mosquito, incentivando outras empresas, associações e a própria população para que cada um faça a sua parte. A campanha traz como foco ?Sexta sem mosquito. Toda sexta é dia do mutirão nacional de combate?.

O presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Mauro Junqueira, destacou a importância de os municípios continuarem mobilizados para o combate ao Aedes, mesmo no momento de transição política. ?Em janeiro, cerca de 3 mil novos secretários municipais de saúde devem assumir o cargo, por isso estamos trabalhando em conjunto com os gestores para manter os trabalhos de mobilização contra o Aedes aegypti nos serviços de saúde, empresas e residências, dando sequência ao trabalho?, ressaltou o presidente do CONASEMS.

A nova campanha do Ministério da Saúde, de conscientização para o combate ao mosquito, chama a atenção para as consequências das doenças causadas pela chikungunya, zika e dengue, além da importância de eliminar os focos do Aedes. ?Um simples mosquito pode marcar uma vida. Um simples gesto pode salvar? alerta a campanha, que será veiculada na TV, rádio, internet, redes sociais e mobiliários urbano (ponto de ônibus, outdoor) no período de 24 de novembro a 23 de dezembro. A ideia é sensibilizar as pessoas para que percebam que é muito melhor cuidar do foco do mosquito do que sofrer as consequências de não ter feito esse gesto.
 
ORIENTAÇÕES PARA ELIMINAÇÃO DE FOCOS DO MOSQUITO

Para fazer em casa:
· Tampar e manter limpos com água e sabão as caixas d?água e outros reservatórios;
· Limpar as calhas;
· Guardar pneus em locais cobertos;
· Guardar garrafas, baldes e outros recipientes com a boca virada para baixo;
· Limpar periodicamente ralos, canaletas e outros tipos escoamentos de água;
· Limpar e retirar acúmulo de água de bandejas de ar-condicionado e de geladeiras;
· Colocar areia nos pratos de vasos de plantas ou realizar limpeza semanal;
· Retirar água e fazer limpeza periódica em plantas e árvores que podem acumular água, como bambu e bromélias;
· Esticar lonas usadas para cobrir objetos, como pneus e entulhos;
· Manter limpas as piscinas;
· Guardar ou jogar no lixo quaisquer objetos que possam acumular água: tampas de garrafa, folhas secas, brinquedos;
· Caso seja encontrada alguma larva durante a limpeza, elas devem ser jogadas na terra ou no chão seco.
· Em recipientes com larvas onde não é possível eliminar ou dar a destinação adequada, colocar produtos de limpeza (sabão em pó, detergente, desinfetante e cloro de piscina) e inspecionar semanalmente o recipiente, desde que a água não seja destinada a consumo humano ou animal. Importante solicitar a presença de agente de saúde para realizar o tratamento com larvicida.
 
Para organizar mutirões:
· Convide poder público, setor privado e organizações sociais para ampliar adesão;
· Aproveite redes sociais, carro de som e outros meios de comunicação para mobilizar a vizinhança;
· Agentes de endemias, agentes comunitários e outros profissionais que trabalham na eliminação dos focos podem participar apoiando as ações, principalmente se houver necessidade de ação química;
· Utilize equipamento de proteção individual nas atividades de limpeza.