Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
MEC quer ampliar ensino de ética e cidadania nas escolas públicas brasileiras 3 abr 2018 em Educação

MEC quer ampliar ensino de ética e cidadania nas escolas públicas brasileiras

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério da Educação (MEC) lançaram parceria para expandir as ações de Educação Cidadã. O objetivo é difundir entre os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), das escolas públicas brasileiras, os temas ética e cidadania de forma contínua e com material didático de qualidade. A solenidade contará com as presenças dos ministros da Transparência, Wagner Rosário, e da Educação, Mendonça Filho, além do desenhista Mauricio de Sousa.

 

A parceria prevê a elaboração de novos conteúdos físicos e digitais para ampliar o programa “Um Por Todos, Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania”, com o alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A iniciativa, criada pela CGU em 2008, conta com o apoio do Instituto Mauricio de Sousa e dos personagens da Turma da Mônica, para disseminar valores relacionados à democracia, participação social, responsabilidade cidadã e respeito à diversidade aos estudantes com idade entre 6 e 14 anos.

 

A primeira etapa da parceria incluirá a produção de materiais para os anos iniciais do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) no país, bem como a impressão, distribuição e disponibilização em mídias digitais. Em 2018, uma revista em quadrinhos será destinada primeiramente aos estudantes do 2º ano, como parte de um projeto-piloto. O material, que será acompanhado de um guia para professores, trabalha a questão da alfabetização, ao mesmo tempo em que explora temas de ética e cidadania. Essa primeira ação alcançará mais de 100 mil escolas e cerca de 1,5 milhão de alunos.

 

A CGU, por meio da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC), e o MEC irão monitorar a aplicação das ações desenvolvidas para, em seguida, realizar as melhorias necessárias e ampliar a iniciativa às demais séries. “O trabalho em conjunto da CGU, Educação e do Instituto Mauricio de Sousa se mostra valioso e oportuno, uma vez que permitirá o alcance de milhões de jovens nas escolas brasileiras e consolidará a importância do aprendizado e compreensão dos temas propostos, indispensáveis à construção da cidadania plena em nossa sociedade”, destaca o ministro da Transparência, Wagner Rosário.

 

Ao longo de 2018, outros materiais serão desenvolvidos para alunos do Ensino Fundamental. Com apoio da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), todos os conteúdos ganharão uma versão digital para facilitar a disseminação no país. Desde o início, o programa “Um Por Todos e Todos por Um” já foi aplicado em cerca de 5 mil escolas e para mais de 700 mil estudantes.

 

Assessoria de Comunicação da AGM

Fonte: MEC