Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Goiás antecipa Vacinação contra Influenza 7 abr 2016 em AGM

Goiás antecipa Vacinação contra Influenza

Até dias atrás o Aedes Aegypti e as doenças transmitidas por ele eram a maior preocupação da população brasileira com relação a saúde pública e a possibilidade de uma epidemia. Agora um novo vírus está no centro do debate por oferecer risco real de surto pela facilidade de propagação. Trata-se da gripe H1N1, também conhecida como Influenza A ou gripe suína, por surgir pela primeira vez em porcos.
Somente este ano o Brasil registrou 71 mortes por gripe H1N1. O número é mais que o dobro da quantidade de óbitos de 2015, que foi de 36. Os casos confirmados em todo o país também já são bem superiores, em 2015 foram 141 contra 444 esse ano.
Em Goiás, 10 casos da doença já foram confirmados com 5 óbitos e por isso a Secretaria de Estado da Saúde anunciou nesta quarta-feira (06) a antecipação da Campanha de Vacinação Contra a Influenza 2016 para o dia 12 de abril. Goiânia e Região Metropolitana da capital, Regional de Saúde Pirineus, com sede em Anápolis, e Região Centro Sul, com sede em Aparecida de Goiânia vão começar a vacinação na próxima terça-feira (12). No total, 61 municípios goianos tiveram a operação antecipada. Nos demais 185 municípios, a vacinação vai começar no dia 18 de abril, prosseguindo até o dia 20 de maio. Em Goiânia, todos os 86 postos de vacinação aplicarão a vacina.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, o objetivo é vacinar em todo o território goiano 80% da população do chamado grupo de risco (1,5 milhão de pessoas), composto por idosos, menores de 2 anos, gestantes e pacientes imunodeprimidos ou com doenças crônicas. Ainda segundo o secretário, cerca de 1,6 milhão de doses serão enviadas pelo Ministério da Saúde. ?A vacinação é a ação mais importante na redução de mortes por Influenza, por isso é importante que os grupos prioritários se vacinem?, alerta Leonardo Vilela.

Casos e óbitos em Goiás
O Boletim de registros em Goiás notifica casos de 3 de janeiro a 2 de abril. As confirmações dos casos de H1N1 foram em Goiânia (2 casos), Cachoeira Alta (1 caso), Quirinópolis (1 caso), Rio Verde (3 casos), Caldas Novas (1 caso) Ouvidor (1 caso) e Planaltina (1 caso). Os óbitos ocorreram em Goiânia (1 morte), Rio Verde (1 morte), Caldas Novas (1 morte), Planaltina (1 morte) e Ouvidor (1 morte). Segundo a área técnica da Secretaria de Estado da Saúde, dos 5 óbitos, 3 estão inseridos no grupo de risco.

O que é a gripe H1N1
A gripe H1N1 tornou-se conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010. Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves. 
Após ser infectada pelo vírus, uma pessoa pode demorar de um a quatro dias para começar a apresentar os sintomas da doença. A principal complicação decorrente de gripe H1N1 consiste em crises de insuficiência respiratória, que podem levar o paciente a óbito se não forem tratadas imediatamente e em caráter de urgência.