Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Força-tarefa reúne 75 municípios contra a dengue 4 jan 2016 em AGM

Força-tarefa reúne 75 municípios contra a dengue

Começa nesta quarta-feira (6) uma operação especial de combate ao mosquito Aedes aegypti como forma de prevenção aos casos de dengue, zika e chikungunya. Ao todo, 75 municípios goianos, de diferentes regiões, realizarão mutirões simultâneos, com ações padronizadas.  A operação é inédita em Goiás e uma iniciativa do Comitê Executivo Estadual de Combate ao Aedes.

Na ocasião, todas as residências, estabelecimentos comerciais e lotes baldios nos 75 municípios serão vistoriados pelas equipes. A estratégia integra o movimento Goiás contra o Aedes, lançado pelo governo estadual em dezembro. O movimento tem a meta de visitar 3,120 milhões de domicílios em todo o Estado até 31 de janeiro, e repetir os trabalhos nos meses de fevereiro, abril e junho. Até o momento, a ação foi efetivada em Trindade e Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal. A operação nas duas cidades serviu de base para a expansão da primeira grande força-tarefa nos 75 municípios.

No último dia 29 de dezembro, o secretário de Saúde, Leonardo Vilela, reuniu-se com representantes de municípios goianos, técnicos da Secretaria e do Corpo de Bombeiros para repassar as informações sobre a infestação do mosquito. Além disso, houve a convocação para que efetuem a mobilização da comunidade para alcançar êxito na força-tarefa a ser realizada de 6 a 8 de janeiro.

Dos 75 municípios, 40 realizarão a ação simultaneamente no dia 6 de janeiro. Os demais desenvolverão a ação em 8 de janeiro. Os prefeitos assumiram o compromisso de divulgar a ação, mobilizar a população, solicitar a parceria dos representantes das entidades e instituições afins e proporcionar as condições necessárias para a execução. As ações prosseguem nos dias 12, 14, 19, 21, 26 de janeiro, quando será fechado o ciclo de mobilizações do mês de janeiro, completando a visita aos domicílios dos 246 municípios.

O Comitê Executivo Estadual de Combate ao Aedes faz parte da estratégia traçada pelo governo estadual para combater o mosquito e é composto pelas secretarias da Saúde; de Gestão e Planejamento; da Educação, Cultura e Esporte; do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos; de Segurança Pública, Justiça, Administração Penitenciária; da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã); Agência Goiana de Transportes e Obras, Corpo de Bombeiros e Saneago.