Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
?Curso capacita Secretários Municipais de Saúde 30 jun 2017 em AGM

?Curso capacita Secretários Municipais de Saúde

O ?Curso de Qualificação para Gestores Municipais de Saúde do Estado de Goiás? foi aberto nessa quinta-feira (29) em Goiânia e em outras cinco regiões do Estado, simultaneamente. Na capital, a abertura aconteceu no auditório da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS para gestores das regiões Central e Centro-Sudeste. O curso também foi iniciado de forma descentralizada nas macrorregiões Centro-Norte (com as aulas acontecendo no município de Ceres), Nordeste (em Formosa), Sudoeste (em Rio Verde) e nas regiões Oeste 1, Oeste 2 e Rio Vermelho (em São Luiz de Montes Belos).
 
Conforme explicou a superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS ? Sest/SUS, Irani Ribeiro, o objetivo do curso, que será permanente, é preparar os secretários municipais de saúde para as ações como gestor de saúde oferecendo conhecimento sobre as prerrogativas legais da administração no âmbito do Sistema Único de Saúde e, ao mesmo tempo, desenvolver competências e habilidades para o exercício da governança. Ela destacou também a criação de coordenações e sub coordenações de educação permanente em saúde, na 18 regionais de saúde de Goiás, para a garantia da qualificação dos trabalhadores do sistema público no estado.
 
A coordenadora do curso, Lucélia Borges de Abreu Ferreira, que é secretária executiva do Conselho de Secretários Municipais de Saúde ? Cosems, reconheceu o esforço da Sest/SUS na concretização da parceria de criação do curso, que era uma demanda antiga das prefeituras. ?As qualificações dos gestores são importantes para que ele conheça o complexo sistema de saúde que passa por um processo de regionalização?, considera.
 
Para o secretário de estado da saúde, Leonardo Vilela, o conhecimento sobre a legislação é fundamental para o melhor aproveitamento dos recursos destinados à saúde, que estão cada vez mais escassos, com a redução gradativa dos repasses federais. ?O sistema passa por sérias dificuldades financeiras com a queda dos repasses de 72% para cerca de 40% das verbas da União. Por isso, é preciso conhecer as formas de captar recursos e prestar contas para evitar possíveis outros cortes?, considerou.
 
Leonardo Vilela também comentou a importância do envio e uso de informações do Conecta SUS para a tomada de decisões acertadas para a gestão eficiente. ?É preciso conhecer a realidade para uma tomada de decisão assertiva?, comentou.
 
Os 119 gestores que confirmaram participação no curso terão encontros, até o fim de agosto, com a discussão de assuntos considerados importantes para o desempenho dos serviços de saúde. Hoje as aulas ministradas foram sobre ?Políticas públicas de saúde?. Os temas seguintes serão: ?Atenção à Saúde e Vigilância?, ?Gestão e Planejamento em Saúde?, ?Financiamento no SUS? e, por fim, ?Prestação de Contas do Fundo Municipal de Saúde ao Tribunal de Contas dos Municípios?.