Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
?Começa a vacinação dos professores contra a gripe Influenza 15 maio 2017 em AGM

?Começa a vacinação dos professores contra a gripe Influenza

Começou nessa segunda-feira (15) e termina no próximo dia 29 a campanha de vacinação de professores contra a gripe Influenza. Pela primeira vez, os professores das redes pública e privada de Goiás recebem, de graça, a imunização contra a gripe, por meio da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, promovida pelo Ministério da Saúde (MS), em todo o Brasil.
 
Nas etapas anteriores, os professores não recebiam a vacina por meio da campanha. No entanto, o MS entendeu que este é um público prioritário porque tem contato com grande quantidade de crianças e jovens no trabalho, e a vacinação pode contribuir para ampliar o bloqueio contra o vírus da gripe.
 
De acordo com o MS, os principais sintomas são: febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O tipo C da influenza tem infecções respiratórias mais brandas. Os vírus A e B são os que causam maior impacto na saúde pública.
 
Além dos professores, que entram agora na campanha, também podem se vacinar: idosos com 60 anos ou mais; crianças na faixa etária de 6 meses a menos de 5 anos; gestantes; puérperas até 45 dias após o parto; indígenas; trabalhadores da saúde que fazem atendimento nas unidades para a influenza; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade, entre outros.
 
No sábado passado, dia 13, foi o Dia D de vacinação nacional. Até aquela data haviam sido vacinadas em Goiás 460 mil pessoas, pouco mais de 43% da meta, segundo o secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela. Esse número é bastante inferior ao ano passado. Vilela alerta que, com a chegada do outono há uma pré-disposição de aumento dos casos de gripe. Daí a necessidade ainda maior de se vacinar.
 
Mortes
 
Os dados do Ministério da Saúde revelam que, em 2016, ocorreram 7.171 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) ? um problema de saúde relacionado à influenza. A causa de outras 1.982 mortes foi atribuída ao H1N1, um subtipo do vírus influenza A.