Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
18 fev 2021

AGM conclama prefeitos

AGM conclama prefeitos a adotarem as medidas de contensão à Covid

Prefeitos dos 246 municípios goianos discutem nessa quinta-feira (18) se adotam ou não as medidas restritivas sugeridas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES GO), através de uma Nota Técnica divulgada em videoconferência no dia de ontem. Os municípios, segundo decisão do STF, têm autonomia para decidir sobre o assunto. Para tanto depende deles a decisão de baixar ou não decreto com esse fim. Entretanto, desde o início da pandemia a quase totalidade vem seguindo as orientações das autoridades de saúde.
A Associação Goiana de Municípios (AGM) vem fazendo um trabalho junto aos prefeitos de conscientização quanto a necessidade de seguirem à risca as orientações sugeridas pela SES GO que dividiu o Estado em várias regiões, classificadas em três níveis de acordo com o grau de contaminação da população e a capacidade de atendimento hospitalar: calamidade (vermelho), crítico (laranja) e alerta(amarelo).
O presidente da AGM, Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho), reconhece que essas medidas trazem consequências desagradáveis de restrição a liberdade de mobilidade e prejuízos econômicos, entretanto, “não há uma outra opção a não ser a adoção de um remédio amargo, mas necessário para conter a expansão da pandemia que se agrava a cada dia”. Salienta ainda que “é necessária a união de todos os gestores, das entidades e principalmente da população no combate a esse mal do século”.
A entidade vem mantendo contatos com prefeituras do interior no sentido de verificar o índice de adesão às medidas sugeridas e em breve terá uma avaliação geral da situação. Mas, até o momento, o índice de adesão é muito grande. Muitos municípios ainda discutem o teor de decreto a ser assinado. Outros já adotaram a medida.
Na região do Vale do São Patrício prefeitos e representantes dos municípios de Rubiataba, Ceres, Rialma, Ipiranga, Carmo do Rio Verde, Itapaci e Nova América se reuniram para discutirem medidas padronizadas para todas as cidades. Os prefeitos decidiram que vão adotar, na íntegra, as sugestões do Governo Estadual. Também vão divulgar uma Nota de esclarecimento junto as populações e solicitaram apoios logístico e financeiro por parte do Governo do Estadual para intensificarem a implementação das medidas preventivas e a estrutura hospitalar.

Assessoria de Comunicação da AGM