Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
AGM apoia pacto que pretende elevar educação em Goiás 20 jun 2016 em AGM

AGM apoia pacto que pretende elevar educação em Goiás

A Associação Goiana de Municípios (AGM) está apoiando o evento promovido pelas Secretarias de Estado de Educação, Cultura e Esporte e Gestão e Planejamento de Goiás que vai identificar problemas na área de educação infantil e formular estratégias de intervenção conjunta com os entes públicos municipais. O debate faz parte do Pacto por um Goiás Mais Competitivo, que tem como objetivo transformar o Estado em um dos cinco mais competitivos do Brasil e estabeleceu metas para as áreas de segurança, saúde e educação.

Para que o debate seja produtivo e traga bons resultados as Secretarias esperam a participação maciça de prefeitos e secretários de educação no próximo dia 22, ás 9h, no Auditório Colégio Claretiano Coração de Maria, em Goiânia. Dois projetos estratégicos serão apresentados: ?Goiás Parceiro da Educação Infantil? e ?Parceiros no Ensino em Goiás (PEG)?. O desafio de ?Elevar a qualidade do aprendizado dos alunos da rede pública?. Para esse primeiro encontro 85 municípios goianos foram selecionados para participarem do evento. 

Números em Goiás
Dados da Secretaria de Educação mostram que o acesso à creche e educação infantil em Goiás está entre os mais baixos do Brasil e apenas 18% das crianças de até 3 anos frequentam creche. 
Em relação ao desempenho dos alunos da Rede Pública em língua portuguesa e matemática, o nível de proficiência está abaixo do desejável. No 5º ano, somente 48% dos alunos possuem o aprendizado necessário em língua portuguesa e 41% em matemática, o que coloca o Estado na 7ª posição em comparação com os outros estados. No 9º ano, 28% dos alunos da rede pública possuem o aprendizado adequado em língua portuguesa e 14% em matemática, posicionando o Estado na 3ª colocação em língua portuguesa e na 4ª colocação em Matemática. Na 3ª Série do Ensino Médio, 29% dos alunos da Rede Pública possuem o aprendizado adequado em língua portuguesa e 9% em matemática. 

Programação do evento:
9 horas
Abertura: Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte ? Profª Raquel Teixeira
9h30
Apresentação do programa Goiás Mais Competitivo ? Secretário de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan) ? Joaquim Mesquita
10 horas
Apresentação Técnica da Estratégia de Promover Acesso à Educação Infantil (direciona aos Secretários Municipais de Educação)
Responsável pela Estratégia na Seduce: Gislainy Jorge Mesquita
11 horas
Apresentação Técnica da Estratégia de Qualidade do Aprendizado dos Alunos na Rede Pública (direcionada aos Secretários Municipais de Educação)
Responsável pela Estratégia na Seduce: Marcelo Jerônimo Rodrigues Araújo